Dúvidas na instalação do j2sdk1.4.1_01

6 respostas
S

E aí galera, esse é o melhor forum que ja participei sem dúvida alguma, ja fiz novas amizades aqui isso é muito bom.

Mas vamos lá: Eu tenho o win xp profissional, baixei o j2sdk1.4.1_01 no site da sun e segui o tutorial do GUJ de como instalar, mas não consegui, testei o compilador como sugerido e apareceu que javac não era reconhecido como um comando…
Então eu só fiz adicionar na path o camiho onde foi instalado o j2sdk, no caso ficou assim: C:j2sdk1.4.1_01in. Com isso tô conseguindo compilar, mas me falaram que preciso criar a classpath, então por favor me ajudem a configurar corretamente (se caso for realmente preciso).
Desde já valeu pessoal!!!

6 Respostas

cv1

Bom, se a instalacao da JDK (next, next, finish) foi certinha, agora eh soh descompactar o eclipse em algum diretorio e correr pro abraco. Nao se mate muito com CLASSPATH por enquanto, ate vc sacar mesmo como a coisa funciona. Deixe pra gerenciar o classpath dos seus projetos atraves da IDE mesmo :wink:

Luca

Olá

Provavelmente você baixou esta versão 1.4.2_01 obsoleta por questões de compatibilidade com algum software antigo. Cuidado com versões antigas, a atual é a 1.4.2_05

Tudo o que você precisa fazer é criar no painel de controle/sistema/variáveis de ambiente uma variável de ambiente chamada JAVA_HOME apontando para o diretório onde instalou o j2sdk, no seu caso c:\j2sdk1.4.1_01. A seguir se inclui %JAVA_HOME%\bin na variável PATH.

Sei que muita gente vai dizer para você que é necessário configurar a variável CLASSPATH. Mas isto não é verdade, não usamos mais a variável CLASSPATH única para todo o sistema desde a antiga versão j2sdk 1.2. Quando é necessário executar um determinado programa que precisa localizar uma ou mais classes, uma das alternativas mais usadas, é incluir o parâmetro -cp na linha de comando do script .bat de execução.

No desenvolvimento todas as IDEs tem um meio de localizar as classes que dispensa o uso do CLASSPATH global.

[]s
Luca

S

“Luca”:
Olá

Provavelmente você baixou esta versão 1.4.2_01 obsoleta por questões de compatibilidade com algum software antigo. Cuidado com versões antigas, a atual é a 1.4.2_05

Tudo o que você precisa fazer é criar no painel de controle/sistema/variáveis de ambiente uma variável de ambiente chamada JAVA_HOME apontando para o diretório onde instalou o j2sdk, no seu caso c:j2sdk1.4.1_01. A seguir se inclui %JAVA_HOME%in na variável PATH.

Sei que muita gente vai dizer para você que é necessário configurar a variável CLASSPATH. Mas isto não é verdade, não usamos mais a variável CLASSPATH única para todo o sistema desde a antiga versão j2sdk 1.2. Quando é necessário executar um determinado programa que precisa localizar uma ou mais classes, uma das alternativas mais usadas, é incluir o parâmetro -cp na linha de comando do script .bat de execução.

No desenvolvimento todas as IDEs tem um meio de localizar as classes que dispensa o uso do CLASSPATH global.

[]s
Luca

Lucas, e se eu apenas adicionar a PATH o caminho onde foi instalado o j2sdk vou ter algum problema ??
;C:j2sdk1.4.1_01in
Pois dessa forma eu consegui compilar.

Annyssima

SETH PATH=C:JSDK 1.4.1BIN
SET CLASS PATH=C:JSDK1.4.1LIBCLASSES.ZIPCLASSES.ZIP

Não se esta bem certo mas é quase isso, é por ai…
Baixa o aplicativo, JCREATOR LE alguns programas só poderam ser compilados nele, e teram que ser executados no prompt outros não é bem mais facil.

Luca

Olá

Como você leu nas instruções de instalação, lá manda criar a variável JAVA_HOME, então crie. Na sua compilação simples pode ser que não seja tão necessário como ao usar um monte de outras coisas como IDEs e servidores de aplicação.

[]s
Luca

Luca

Olá

Annyssima, sugiro editar sua mensagem pois contém erros de digitação que podem atrapalhar o entendimento. E quando quiser escrever [b][/b] use 2 barras (\) . A primeira barra funciona como escape da segunda. Lembre-se que [b][/b] é o caracter de escape.

[]s
Luca

Criado 24 de agosto de 2004
Ultima resposta 24 de ago. de 2004
Respostas 6
Participantes 4