Duvidas na versão 1.4 Android Studio

Fala galera… É o seguinte , na nova versão do android studio quando você cria um novo projeto ele cria duas classes de layout ou seja activity_main.xml e content_main.xml. Nas versões anteriores não havia a classe content_main.xml. Alguém sabe me explicar o porque dessa mudança, se eu posso trabalhar somente com a classe content_main.xml pois a classe activity_main.xml vem “bloqueada”… Ja procurei na net , mas não há nada de concreto ! Se alguém puder me dar uma luz desde já agradeço!

Bom, vamos lá depende da Activity que vc está selecionando na hora de criar pq a Empty Activity só gerar um layout, agr outras Activity geram o content que é o Layout que vai “conter” seus Button,TextView e tudo mais, agr a activity_main.xml não é “bloqueada” agr ela serve para conter Os “suportes” que a android oferece, como por exemplo o Toolbar vc pode editar colocar a cor que vc quiser, vc pode colocar um FloatingButton e tudo mais então:

activity_main.xml = Toolbar,floatingButton, appBarLayout,NavigationView e tudo mais
content_main.xml = Button,TextView,EditText e etc.
Resumindo se vc quer mexer no layout da tela, mexa na Activity, se quiser mexer no layout que vai conter dentro da tela vc edita o content_main.
Obs: se vc olhar o Activity_main vc vai ver que lá ele esta incluindo o layout content_main a sua tela

2 curtidas

Olá Jean, Malon bom dia!

Prezados eu andei meio parado aproximadamente uns 7 meses com a IDE, e realmente como o Marlon descreveu quando eu atualizei e fiz um novo projeto me deparei com essa situação, acredito que tem a ver com o Material Design.
Tentei colocar componentes na activity_main e não consegui, bem mais porque se ela tinha um componente o floatingButton, porque eu não conseguia colocar um Button, bem até hoje não deu para parar e entender o porque mais vi que la fazia um include , fui então na content_main e inseri os botões que eu precisava e estou prosseguindo com o projeto mais realmente tô perdido com o MD, preciso de um bom material que explique esta nova Linguagem Visual que o Google adotou para todas as plataformas.

1 curtida

Ah sim , entendi, esclareceu muitas coisas! Ajudou muito , valeu!

Bom dia Rlira, é exatamente o meu caso! Mas com a explicação do Jean deu pra clarear um poucos as ideias e começar a desenvolver!

1 curtida

Sim, muito bom dia :), então foi q nem vc falou vc tentou colocar componentes na activity_main, mas esse componentes agr só fica no content_main, é realmente tem a ver com o material designer agr a Activity_main só tem a ver com os layout de material designer, recomendo vc olha este vídeo, tanto voce como o Marlon
Clique aqui para ver

Tipo marlon, se vc não vou precisar mexer com material Designer(ex: toolbar) vc pode cria a Empty Activity, que ela só gera um layout q nem na moda antiga mesmo :slight_smile: na vdd esse content é a forma mais organizada de se trabalhar, o floatingButton, vc pode criar na mão apenas com um layout mesmo.

Obrigado Jean,

já sou inscrito no canal do Thiengo, só preciso ver os videos com calma rsrsrs, me familiarizar com o MD

Um Abraço.

1 curtida

De nada :slight_smile: dá uma olhadinha com calma lá q vc vai entender bem legal, pq são muitas formas para olha nesse requisito kkk como DrawerLayout, CoordinatorLayout e etc… mas tenho certeza q vc é o Marlon vão conseguir entender legal :smile:

Vou ver esses videos com certeza! Entendi Jean , vou criar Empty Activity por enquanto so para relembrar , aprender e praticar também, ai depois vou começar com os layout mais profissionais rs! Valeu mesmo!

1 curtida