Dúvidas no currículo

Estou refazendo meu currículo, e estou com uma dúvida:
Posso colocar os projetos em que perticipei, mesmo que eles não façam parte de onde trabalhei?
Exemplo, pro projeto final, estou planejando uma camada de sincronização de dados pra sistemas distribuídos, e pretendo abrir o código depois. E também projetos “por fora”, que fiz com amigos, pra pequenas empresas; por aí.
Meu emprego não é exatamente o que o mercado de trabalho pede, mais ainda assim lucro bastante com conhecimento aqui, então quero me cercar com outras coisas pra compensar isso, por isso quero saber se posso mostrar projetos em que trabalhei como experiência.
Abraços

Penso que você possa pôr isso em um lugar separado do seu currículo, se julgar que seja apropriado para a vaga pretendida.

Dica: personalize seu currículo o mais possível de acordo com a vaga pretendida. Não faça a besteira de imprimir um único currículo e sair xerocando o dito cujo para mandar para todo mundo. Currículo muito extenso e xerocado ninguém lê.

Sim, sempre!

Não pretendo misturar com experiências profissionais, mas adicionar uma área “Projetos”, e colocar lá o que for relevante.

Sim, sempre!

Não pretendo misturar com experiências profissionais, mas adicionar uma área “Projetos”, e colocar lá o que for relevante.[/quote]

cara, eu normalmente coloco, quando relevante, um campo a mais:

• Experiência em projetos pessoais
    aqui faço uma lista dos projetos e detalhes os quais participei e que são interessantes.

É muito importante sim você colocar!
Quando você descreve as ferramentas e tecnologias que trabalhou,
independente se foi em um projeto pessoal ou em uma empresa,
você está mostrando para a pessoa que vai analisar o seu cv que você conhece tais ferramentas,
com isso as empresas sérias poderão testar os seus conhecimentos de acordo com a sua descrição,
pois muitos colocam no cv que conhecem tais assuntos quando na verdade não conhecem.

[quote=thingol]Penso que você possa pôr isso em um lugar separado do seu currículo, se julgar que seja apropriado para a vaga pretendida.

Dica: personalize seu currículo o mais possível de acordo com a vaga pretendida. Não faça a besteira de imprimir um único currículo e sair xerocando o dito cujo para mandar para todo mundo. Currículo muito extenso e xerocado ninguém lê.[/quote]

Já cometi muito tempo esse erro, depois que fiz uma reformulação começou a dar resultado. Eu tinha a mania dar tiro pra tudo qualquer lado! Se eu já tinha mexido com alguma coisa nem que fosse pouco tempo já queria jogar no cv, isso me prejudicou bastante. Hoje tenho um cv mais enxuto e objetivo.

Desde que não passe de 2 páginas, coloca o que quiser.

acho que é bom colocar aquilo que vc realmente sabe e domina