Duvidas no JSP

5 respostas
dahenz

Estou iniciando em JSP e tenho a seguinte dificuldade:
-Tenho uma pagina chamada listadenoticias.jsp onde eu listo dinamicamente as noticias do meu banco de dados. Os titulos dessas noticias sao mostrados nessa pagina e ao clicar nesse titulo, eu preciso mostrar os detalhes da noticia em outra pagina chamada detalhesdanoticia.jsp. Nessa pagina eu invoco um metodo passando por parametro o titulo clicado na minha primeira pagina declarado como "?titulo" que faz uma consulta no meu banco de dados e retorna os detalhes. Eis a minha duvida:

Sei que devo utilizar request.getParameter(“titulo”) mas nao sei aonde eu utilizo esse comando, se 'e no listadenoticias.jsp ou no detalhesnoticia.jsp.
Se for no detalhesnoticia.jsp como faco pra pegar a informacao do “?titulo” declarada na outra pagina?

Gostaria da ajuda de todos. :smiley:

5 Respostas

renan_

Amigo, esse comando vai ser utilizado no detalhesnoticia.jsp , porem ele deve ser indicado no action dos links do outro arquivo.

um exemplo bem simples pra ti entender usando um form:

PAGINA1.JSP:

<html>
Digite seu nome e pressione o botão:<br/>
<form action="pagina2.jsp">
Nome: <input name="nome"/> <br/>
<input type="submit"/>
</form>

PAGINA 2:

<html>
Testando seu parametro:<br/>
O nome é ${param.nome} <br/>
</html>

Isso no navegador fica : www.suapagina.la/pagina2.jsp?nome=Nomedigitado (o hiperlink gerado na outra pagina deve ser nesse formato)

Entendeu amigo? Seu titulo pode ser passado para outra pagina usando parametros sim :) Aí no caso usei expression language ${param.*}

Até logo!

dahenz

Prezado Renan, segui o seu exemplo passo-a-passo e nao vi problemas, logo no exemplo passado havia uma caixa de texto e um botao. A minha dificuldade agora 'e passar como parametro o titulo da noticia ao clicar no link referido, para isso eu teria que nomear esse link?
Muito obrigado!

renan_

dahenz:
Prezado Renan, segui o seu exemplo passo-a-passo e nao vi problemas, logo no exemplo passado havia uma caixa de texto e um botao. A minha dificuldade agora 'e passar como parametro o titulo da noticia ao clicar no link referido, para isso eu teria que nomear esse link?
Muito obrigado!

Entao cara, sua pagina vai criar uma lista com links, né?.. O link(href=) pode ser algo do tipo:

www.suapagina.com/detalhesdanoticia.jsp?titulo=TITULODANOTICIA1
www.suapagina.com/detalhesdanoticia.jsp?titulo=TITULODANOTICIA2

sendo que titulodanoticia1 pode ser substituido por uma chamada ao metodo que pega o titulo da noticia 1, entendeu ?

Tipo assim:

<a href="<c:url value="/detalhesdanoticia.jsp?titulo=${noticia1.titulo}"/>"/>link para datalhes da noticia1
<a href="<c:url value="/detalhesdanoticia.jsp?titulo=${noticia2.titulo}"/>"/>link para datalhes da noticia2

entao a pagina detalhesdanoticia vai ser chamada com o valor do titulo da noticia1 pego via parametro.
ae no detalhesdanoticia voce faz uma consulta no banco de dados pelo detalhe da noticia com titulo = ${param.titulo} , manjou?

O exemplo foi superficial já que nao sei a forma como você está pegando os dados do banco de dados.

Usei jstl, que é uma mao na roda :slight_smile: Se nao tem conhecimento, aconselho a estudar para entender as tags ali. É muito simples e ajuda muito.

Att,

Renan

dahenz

Valeu Renan… Consegui… :smiley: tenha uma boa semana…

renan_

Por nada dahenz, é sempre bom ajudar.

Att,

Renan

Criado 1 de dezembro de 2007
Ultima resposta 3 de dez. de 2007
Respostas 5
Participantes 2