Dúvidas Portltet?

Galera eu já procurei no google antes de vir perguntar aqui não encontrei livros sobre o assunto e não achei nenhum, gostaria de saber se alguem poderia me tirar algumas duvidas sobre portlets:

1º Para eu criar um portal corporativo e quero utilizar portlet nele este portal vai ser criado em um framework do tipo pluto ou jetspeed ou jboss ou eu vou criar o portal com jsp e jsf e adicionar os portlet neles atravé de um desses containers ? Resumindo Esses framework são iguais ao Plone onde todo o ciclo do desenvolvimento é feito nele mesmo ?

2º Se caso tenha que criar uma página alguem teria um exemplo de como adicionar um portlet qualquer só para eu ver como funciona?

3º Alguem tem algum material ou conhece algum livro para eu ler, eu já li a especificação jsr 168 e não entendi muito bem

Se alguem conseguir responder qualquer uma dessas perguntas por favor me respondam pois to precisando de verdade

Desde já grato

Leonardo, eu utilizo Jboss Portal, as portlets seguem a especificação JSR 168 e podem serem desenvolvidas em qualquer ide desde que vc importa o jar que contem javax.portlet.*.

Eu tenho exemplos de portlet e jsp portlets se vc quiser posso te passar, mas de qualquer forma vc pode baixar todos em http://www.portletswap.com/

O jboss portal tem uma documentação muito boa e com vários exemplos, caso vc tenha alguma dúvida poste ae que eu te ajudo!

teria como vc responder a minha primeira pergunta pq eu realmente até agora estou na duvida

Bom, eu estou desenvolvendo no Eclipse e exporto meu .war para o jboss portal. No próprio Jboss portal eu crio toda a minha estrutura de portal pages e adiciono as minhas portlets.

Eu ainda exportei a minha aplicação J2EE “normal” para o jboss portal, mas já fiquei sabendo que ele consegue encapsula-lá, eu ainda não fiz isso. :frowning: