Duvidas - Progressão de Carreira - Help

Boa noite galera, tudo bom com todos? Espero que sim…
Queria saber do “feeling” de vocês… sobre uma coisa que me aconteceu.
Há um ano atras eu era programador junior numa empresa (primeiro emprego formal na area de desenvolvimento antes so estagio) e com o tempo pedi pra assumir responsabilidades de tocar projetos com Java (Spring) e Angular. E no meu quarto mês por escolha da gestão, me promoveram para desenvolvedor pleno por considerarem a avaliação boa e desde então estou lá.

Assumi e desenvolvi todo o back end de 2 sistemas usando as tecnologias mencionei e hoje estão em produção com os usuarios satisfeitos.

Desde então ninguém me falou nada. Pintou uma entrevista com teste e depois entrevista tecnica em outra empresa e passei… Recebendo uma proposta para analista de sistema pleno.
Foi um prazer imenso receber isso tudo depois de quase desistir de tudo pois ninguém me dava uma unica oportunidade após terminar a faculdade. Fui sempre estudando no meu quarto… sozinho… chegou uma época que eu não tinha mais vontade de nada… ~darkest moment~

E ai, na iminência de perder um dev, a empresa onde estou fez uma contra proposta não igualando o valor nem chegando tão perto mas foi algo considerável também.

Só que ai vai batendo a duvida. Se eu fizer uma mudança de dev pleno para analista pleno, esse impacto, sera que vou aguentar? Será que vou conseguir render o suficiente para valer essa confiança e esse cargo nessa outra empresa? Vocês já passaram por isso alguma vez? E porque você só é “valorizado” quando diz um “até logo” pra empresa?
Não me considero nenhum monstro de programação, inclusive tenho baixíssima auto estima, mas digamos que eu sei me virar bem com coisas variadas.
O que vocês acham disso tudo? Vocês embarcariam?
Obrigado aos que se disporem de ler e/ou responder! Valeu

Mas o que na prática vai fazer de diferente na outra empresa pra estar com esse medo? Se na prática vai fazer o mesmo tipo de trabalho como analista/desenvolvedor, o nome do cargo nao importa. Sempre preferi melhores salários, a partir disso seu valor mínimo no mercado vai ser esse. Sempre busque novas oportunidades pra aumentar o salário, pra usar isso pra ter contra proposta de onde estiver ou indo pra outra empresa caso a contra proposta nao for boa. Claro se o ambiente for bom.

2 curtidas

Então @javaflex,
É que na minha cabeça sempre via os caras progredindo assim: programador júnior, programador pleno, analista júnior, analista pleno, analista pleno.
O medo é de eu ter 1 ano (apenas) entre isso tudo que falei. Claro, aprendi muita coisa, resolvi muita coisa, mas muitos dizem que o tempo que você tem é que conta. Do meu salario atual para a novo + que dobra na nova empresa, mas a contra proposta da atual empresa não chegou a dobrar.
Obrigado por responder!!!

Isso nao é regra. Tem empresa que junior é mais exigido que senior em outra empresa. O mais importante é saber se a empresa é boa de se trabalhar, se o ambiente é bom e o trabalho é bem dividido tendo equipe grande. Se você já tem experiência na tecnologia que usam, o resto é questão de se adaptar acompanhando o que já fazem lá. Importante é negociar o valor que quer. Se vai ser analista pleno ou senior vai ser questão deles te encaixarem em algum cargo que comporte a faixa salarial. No final das contas vai trabalhar igual a todos que praticam o mesmo trabalho.

1 curtida