[Dúvidas] Qual certificação?

13 respostas
VinnyExR

Olá amigos!

Este é meu primeiro post de muitos, assim espero :slight_smile:

Sou programador experiente em PHP mas quero começar a trabalhar com Java.
Eu atuo na área de Web (sou designer também, apesar de não ser meu foco) e tenho interesse de desenvolver em Java para Web, no entanto, futuramente, pretendo trabalhar com Android.

Então caros amigos, nunca tive contato com Java e apenas tenho conhecimentos de OO específico de outras linguagens (Python e PHP 5), com base nisso vos pergunto:
Qual certificação seria melhor para o meu caso?

Andei pesquisando e vi que em breve será lançado o Java 7, vale esperar e enquanto isso ir aprendendo Java com livros? Aliás, vi boas avaliações deste livro, pra quem quer começar:

Não tenho urgência em tirar a certificação mas é um objetivo.

Obrigado pessoal!

13 Respostas

C

Seja bem vindo,

Cara, não sei se você chegou a olhar, mas tem muita coisa pra te orientar aqui no forum mesmo, da uma olhada em http://www.guj.com.br/forums/show/11.java

Abraço

VinnyExR

cristiano_oliveira:
Seja bem vindo,

Cara, não sei se você chegou a olhar, mas tem muita coisa pra te orientar aqui no forum mesmo, da uma olhada em http://www.guj.com.br/forums/show/11.java

Abraço

Olá Cristiano!

Então cara, confesso que li rapidamente mas vi que muita coisa (dos primeiros topicos) são posts antigos (2003, 2004) e acabei não conferindo as últimas páginas.
Mas sobre a minha pergunta, vc acha que devo começar pelo OCJP?

Abraços!

romarcio

O Java 7 já foi lançado.
E o livro “Use a Cabeça Java” é muito bom. Mas se você está começando eu recomendaria o “Java Como Programar - Deitel” acho que para iniciantes é melhor que o Use a Cabeça.
Não pense em certificação antes de aprender java, primeiro aprenda bem java e depois pense em certificação.
E pra começar nas certificações Java tem que ser pela OCJP, precisa dela para tirar qualquer outra certificação menos a OCJA.

shepherdmoons

VinnyExR:
Olá amigos!

Este é meu primeiro post de muitos, assim espero :slight_smile:

Sou programador experiente em PHP mas quero começar a trabalhar com Java.
Eu atuo na área de Web (sou designer também, apesar de não ser meu foco) e tenho interesse de desenvolver em Java para Web, no entanto, futuramente, pretendo trabalhar com Android.

Então caros amigos, nunca tive contato com Java e apenas tenho conhecimentos de OO específico de outras linguagens (Python e PHP 5), com base nisso vos pergunto:
Qual certificação seria melhor para o meu caso?

Andei pesquisando e vi que em breve será lançado o Java 7, vale esperar e enquanto isso ir aprendendo Java com livros? Aliás, vi boas avaliações deste livro, pra quem quer começar:

Não tenho urgência em tirar a certificação mas é um objetivo.

Obrigado pessoal!

Olá como vai,

Desculpa uma curiosidade, por que não tenta tirar uma certificação em php mesmo, por exemplo
as da Zend: http://www.zend.com/services/certification ? você disse que tem experiência com a
linguagem derepente poderia ser uma boa.
Os livros da série use a cabeça são realmente ótimos para aprendizagem inicial, mas não é
recomendado para estudos sobre certificação em Java.

Seja Bem-Vindo ao fórum!

VinnyExR

romarcio:
O Java 7 já foi lançado.
E o livro “Use a Cabeça Java” é muito bom. Mas se você está começando eu recomendaria o “Java Como Programar - Deitel” acho que para iniciantes é melhor que o Use a Cabeça.
Não pense em certificação antes de aprender java, primeiro aprenda bem java e depois pense em certificação.
E pra começar nas certificações Java tem que ser pela OCJP, precisa dela para tirar qualquer outra certificação menos a OCJA.

Valeu romarcio!
Em relação ao livro, já ouvi ótimos relatos sobre este livro do Deitel, é bem agrangente! No entanto estou procurando algo mais prático e me indicaram o Use a cabeça.
Será que vou perder muita coisa ou pegar “manias” ruins lendo esse ao invés do Deitel?

shepherdmoons:
Olá como vai,

Desculpa uma curiosidade, por que não tenta tirar uma certificação em php mesmo, por exemplo
as da Zend: http://www.zend.com/services/certification ? você disse que tem experiência com a
Os livros da série use a cabeça são realmente ótimos para aprendizagem inicial, mas não é

Seja Bem-Vindo ao fórum!

Fala shepherd!
Eu conheço essa certificação mas eu pelo menos nunca vi como um diferencial, se ao menos fosse uma certificação oficial mas infelizmente não é, apesar de ser conceituado :frowning:
Sobre o livro, queria algo mais prático, eu já tenho noção de programação então queria ir direto ao ponto pra ao menos começar a programar na linguagem, aí sim partiria pra um curso ou livro com ênfase na certificação.

FernandoFranzini

Dicas gerais:

Bons estudos

shepherdmoons

VinnyExR:
romarcio:
O Java 7 já foi lançado.

Valeu romarcio!
Em relação ao livro, já ouvi ótimos relatos sobre este livro do Deitel, é bem agrangente! No entanto estou procurando algo mais prático e me indicaram o Use a cabeça.
Será que vou perder muita coisa ou pegar “manias” ruins lendo esse ao invés do Deitel?

shepherdmoons:
Olá como vai,

Seja Bem-Vindo ao fórum!

Fala shepherd!
Eu conheço essa certificação mas eu pelo menos nunca vi como um diferencial, se ao menos fosse uma certificação oficial mas infelizmente não é, apesar de ser conceituado :frowning:
Sobre o livro, queria algo mais prático, eu já tenho noção de programação então queria ir direto ao ponto pra ao menos começar a programar na linguagem, aí sim partiria pra um curso ou livro com ênfase na certificação.

Sobre os livros tenho os dois Deitel e o Use Cabeça Java, mas o que eu adoro mesmo é o Use Cabeça além de ótima didática você realmente aprende com o livro, o Deitel é ótimo quando você acabar de ler o Use Cabeça e já tiver intimidade com a linguagem, pois ele explica detalhadamente cada conceito de Java. Bons estudos. :wink:

VinnyExR

FernandoFranzini:
Dicas gerais:

Bons estudos

Obrigado Fernando! Ótimos artigos!

Valeu cara, vou começar pelo Use a cabeça então. Última coisa, melhor a versão inglês ou br mesmo?

shepherdmoons

VinnyExR:
FernandoFranzini:
Dicas gerais:

Bons estudos

Obrigado Fernando! Ótimos artigos!

Valeu cara, vou começar pelo Use a cabeça então. Última coisa, melhor a versão inglês ou br mesmo?

Se você não tiver barreiras com a linguagem prefira o livro em inglês, pois a tradução não é das melhores.

maior_abandonado

romarcio:
O Java 7 já foi lançado.

isso de qual livro me parece ser uma coisa bem pessoal, eu mesmo considero o Deitel um excelente livro, mas para consulta, não para aprendizado, por que considero ele beeem completo mas didaticamente bem falho (por não ir direto ao assunto, quando o li me pareceu passar paginas abordando detalhes de assuntos relativamente pequenos).

para aprendizado me parece que o use a cabeça é o mais indicado mesmo, nunca li o use a cabeça java, mas já li outro livro da série e didaticamente é excelente (é o que o pessoal costuma dizer deste livro também).

inclusive, para a certificação existe o livro preparatório também, da kathy sierra (se não me engano a mesma autora), mas não acho que ele seria o mais indicado para aprendizado, embora seja ótimo para se preparar para a certificação.

talvez fosse mais indicado você pegar a apostila fj11 da caelum e os tutoriais do jedi, depois pegar o livro preparatório para a certificação, asim você só gastará com um livro e terá boas referências.

FernandoFranzini

Vc pode começar pelas certificações do Java BlackBelt - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/09/09/java-faixa-preta-no-knowledge-blackbelt/

fabiocsilva

Ao invés de tirar uma certificação sem ter nenhuma experiência prévia, sugiro que você utilize seu conhecimento de programação web e design e lance na internet alguma coisa com backend em Java(claro, dê uma estudada pra não utilizar técnicas ultrapassadas). Se seu objetivo é impressionar um potencial empregador ou cliente essa abordagem é muito melhor, na minha opinião…

VinnyExR

Obrigado pelas dicas pessoal! :slight_smile:

Criado 9 de setembro de 2011
Ultima resposta 9 de set. de 2011
Respostas 13
Participantes 7