Galera, programo em java há algum tempo. Todavia, sempre programei Desktop.
Surgiu a oportunidade de eu implementar um serviço que vai ser oferecido via web, decidi usar java para o projeto, uma vez que já domino a linguagem além da mesma oferecer um ótimo ferramental (e todas aquelas facilidades que conhecemos).
Bem, estou cheio de dúvidas 
1-Queria saber do pessoal, do que eu vou precisar para fazer uma aplicação web do zero. Em termos de web containers, frameworks, banco de dados…
2-Gostaria que o pessoal falasse sobre Servlets e JSP. Difrenças, o que é usado e porque.Já pesquisei sobre o assunto, já vi exemplos, mas queria ver oq o pessoal que já trabalhou com isso tem a dizer.
3-Agora uma dúvida que é mais relacionada à aspectos estruturais. Se eu quiser montar um servidor próprio para deixar o serviço rodando com disponibilidade a toda web, como eu faço? Sendo um serviço basicamente de cadastro e consulta via web, o que o pessoal me aconselha a usar como servidor? Para que meu serviço tenha visibilidade na web eu precisaria de um domínio registrado e contratar um link com uma operadora, é isso? O que mais eu precisaria.
Se puderem me indicar livros e material em geral que fale sobre minha problemática, ficaria muito grato.
O que vcs têm a dizer sobre o livro
Java para a Web com Servlets, JSP e EJB
Obrigado pessoal.