DÚVIDAS - Quero oferecer um serviço via web

5 respostas
E

Galera, programo em java há algum tempo. Todavia, sempre programei Desktop.
Surgiu a oportunidade de eu implementar um serviço que vai ser oferecido via web, decidi usar java para o projeto, uma vez que já domino a linguagem além da mesma oferecer um ótimo ferramental (e todas aquelas facilidades que conhecemos).
Bem, estou cheio de dúvidas :wink:

1-Queria saber do pessoal, do que eu vou precisar para fazer uma aplicação web do zero. Em termos de web containers, frameworks, banco de dados…

2-Gostaria que o pessoal falasse sobre Servlets e JSP. Difrenças, o que é usado e porque.Já pesquisei sobre o assunto, já vi exemplos, mas queria ver oq o pessoal que já trabalhou com isso tem a dizer.

3-Agora uma dúvida que é mais relacionada à aspectos estruturais. Se eu quiser montar um servidor próprio para deixar o serviço rodando com disponibilidade a toda web, como eu faço? Sendo um serviço basicamente de cadastro e consulta via web, o que o pessoal me aconselha a usar como servidor? Para que meu serviço tenha visibilidade na web eu precisaria de um domínio registrado e contratar um link com uma operadora, é isso? O que mais eu precisaria.

Se puderem me indicar livros e material em geral que fale sobre minha problemática, ficaria muito grato.

O que vcs têm a dizer sobre o livro
Java para a Web com Servlets, JSP e EJB

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=179845&ST=SR

Obrigado pessoal.

5 Respostas

furutani

Olá

Leia algumas opiniões seobre esse livro aqui.

E

Muito obrigado aos colegas que responderam…

Se mais alguém quiser compartilhar as experiências que teve com programação e concepção de aplicações web, me ajudaria muito.

Queria saber também sobre os BD´s mais usados nestes casos. O que o pessoal tem usado de BD hoje em dia? Usa-se BD puro ou é mais aconselhável utilizar frameworks para persistência?

Valeu gente…

otaviofcs

Refatore o post!!! Muitas perguntas (algumas já respondidas várias vezes). Clique no Busca e seja feliz.

1.1) Leia sobre padrão MVC, Hibernate, Spring (e aproveite e leia sobre o Mentawai e sobre VRaptor);

1.2)  que está começando do zero, leia um pouco sobre convention over configuration, uma mão na roda;

2) Livro bom pra tudo não conheço. Comece com tutoriais bons, o guj tem vários posts indicando os mesmos;

3) BD bom tem vários, quer pagar quanto? Se nada e não for contar com suporte para isso, MySQL. Mas se for contar com um suporte, escolha PostgreSQL (ou o MySQL mesmo, eu gosto muito para coisas que precisam de rapidez e nada de procedures);

4) Registro de site: no Brasil, registro .com.br  com CNPJ,  em registro.br. Fora, tem vários

5) Servidor de aplicação gratuito, tem o jBoss, muito bom;

6) Servidor próprio (bom, tem certeza que você quer isso),  com colocation (ou seja, servidor seu e banda garantida no lugar onde você vai deixar seu servidor). Servidor dentro da própria empresa tem que ser aplicação com muita escala (e portanto muita banda contratada) e boa equipe (nem digo muita gente, mas turno da noite é certo).

abraços e boa sorte,

otávio

PS: agora sério, divida suas perguntas, as pessoas vão poder te ajudar mais facilmente.

JMan

Vc vai precisar de um container, que pode ser o Tomcat ou o Jboss.

Vc pode usar o google, vc vai achar mto material sobre isso.

http://www.google.com.br/search?q=jsp+servlets&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

Se vc quer construiur webservices, você pode dar uma olhada no Xfire, que é uma solução prática e fácil de se adotar.

http://xfire.codehaus.org/

Eu tenho este livro, foi o primeiro que comprei/li sobre jsp e servlets a uns 4, 5 anos atrás; não gostei deste livro, com explicações toscas, alguns exemplos toscos e mto simples; além de ser um livro antigo e desatualizado;
de fato existem livros mto melhores que esse como

Ou se você ta começando tb tem o tutorial JEE5

http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/

JMan

Vc vai precisar de um BD, e pode usar um framework ORM como hibernate, ou usar o próprio JPA agora!!!

Criado 2 de junho de 2007
Ultima resposta 5 de jun. de 2007
Respostas 5
Participantes 4