Dúvidas relatório (JasperReports + IReport)

5 respostas
GusMcCart

Galera… to lutando aqui com o JasperReports/IReport pra montar uma tela de impressão…
E mesmo com os tutoriais, alguma documentação do Jasper, ainda to tendo dificuldades… Os problemas são:

1 - Precisarei gerar uma tela de impressão de comandas de entrega, com o máximo de comandas por entrega possível em uma folha A4… calculei aqui de 4 a 6, todas as comandas são em formato padrão. Como faço p/ gerar isso e mandar em uma folha só com o Jasper separando cada registro?

2 - Quando monto um relatório usando o IReport ou o JasperSoft Studio, funciona perfeitamente… consegui integrar com o Hibernate, executar a HQL/SQL pra ele montar os campos pra mim… mas depois quando vou passar a chamada p/ o relatório e a geração do JRDataSource p/ uma classe “geradora” de relatórios… ele não consegue nem localizar o jrxml, muito menos o .jasper (nesse caso fiz testes das 2 maneiras, com o jrxml e mandando compilar, e com o .jasper já pronto). Tentei todas as formas possíveis de passar o caminho do arquivo (no mesmo pacote da classe) mas não localiza, e lança uma IOException…

Se alguém puder me ajudar com qualquer um dos problemas ficarei muito grato…
Obrigado.

5 Respostas

Gerva

Sobre as comandas, para dividilas por registro basta coloca-las na banda Detail… Se precisar de mais de 1 comanda por linha, use Colunas

Sobre o erro, posta ele aí para podermos te ajudar

GusMcCart

Bom… no momento está assim o código da classe, mas já tentei de todas as maneiras possíveis, tentando passar o arquivo jrxml, .jasper, etc… etc… etc… Sei q deve ser uma besteira mas to enroscado hehe

DAOGeneric dao = new DAOGeneric();
        List listaUs = dao.findAll(Cliente.class);

JasperReport pathjrxml = JasperCompileManager.compileReport("com/delivery/reports/report1.jrxml");

JasperPrint printReport = JasperFillManager.fillReport("/com/delivery/reports/report1.jasper", null, new JRBeanCollectionDataSource(listaUs));
        JasperViewer.viewReport(printReport);
        System.out.println("Relatorio gerado");

E o erro retornado:

Exception in thread main net.sf.jasperreports.engine.JRException: java.io.FileNotFoundException: \com\delivery\reports\report1.jasper

at net.sf.jasperreports.engine.util.JRLoader.loadObject(JRLoader.java:98)

at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fill(JasperFillManager.java:565)

at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:915)

at com.delivery.reports.GerarRelatorio.main(GerarRelatorio.java:31)

Caused by: java.io.FileNotFoundException: \com\delivery\reports\report1.jasper
furutani

GusMcCart,

Veja se esse post ajuda você
http://migre.me/9JwNY

t+

Gerva

Você notou que colocou endereços diferentes?
“com/delivery/reports/report1.jrxml”
"/com/delivery/reports/report1.jasper"

Não são a mesma coisa…
Ve qual é o certo ai, arruma o outro e testa de novo :B

GusMcCart

Bom… na verdade o objeto “pathjrxml” eu nem tava usando mais… era até pro código ta comentado :slight_smile:

Mas a questão ainda é a seguinte… não consegui nem fazer o relatório rodar, nem separar por colunas kkk, vou por partes, vou terminar de modelar uma “comanda” e tentar gerar o relatório só com ela… Depois TENTO fazer as colunas hehe.

Criado 2 de julho de 2012
Ultima resposta 5 de jul. de 2012
Respostas 5
Participantes 3