Dúvidas sobre a certificação Java

3 respostas
P

Fala pessoal,

Eu tenho uma dúvida quanto a certificação Java.

Essa pergunta abaixo eu tirei de um outro forum que é exatamente a mesma dúvida que eu tenho sobre a certificação Java.

Eu vejo falar em CERTIFICAÇÃO EM JAVA, mas custo a entender quais são os tipos de Certificação, se é apenas da SUN, ou se mais alguma empresa pode dar esta certificação, uma outra que não seja da SUN, tem o mesmo valor? Se é considerada oficial ou não?

Outra coisa são as várias siglas em Certificação, SCWD, SCJP, SCJD, … Se alguém pudesse me explicar se existe uma hierarquia a ser seguida, se o cara pode ter Certificação em SCJP antes de ter em SCWD, ou o contrário. Qual certificação devo fazer primeiro? Eu acho que essas dúvidas podem ser de muitas outras pessoas.

Onde se presta o exame? Pode-se estudar em casa, sem ter feito um curso preparatório? Dá direito a que, ter uma certificação da SUN? É apenas um título, ou um documento exigido pelo mercado?

Se alguém pudesse esclarecer, fico agradecido desde já.

3 Respostas

Rafael_Carneiro

Veja essa apresentação.

caio_ferreira

Olá, kra eu nao sou certificado, mas acho q posso responder sua duvida, é o seguinte, para vc tirar a certificação SCWCD, que certifica q vc é um programador J2EE, vc tem q estudar JSP e Servlets, mas antes disso, para q vc possa tirar qualquer outra certificação, vc precisa antes da SCJP, essa certifica que vc é um programador JAVA. Com essa certificação vc pode tirar qualquer outra, depois dessa, não existe uma ordem.

Para fazer a prova, vc precisa compra um VOUCHER da SUN, custa 150,00 dolares, ele geralmente tem validade de 1 ano, vc pode marcar e fazer a prova em qualquer lugar q de a prova da SUN, deve ter uma lista para ver isso.

Vc pode estudar por conta proprio para fazer a prova, a maioria das pessoas fazem isso, para tirar a certificação SCJP, o pessoal recomenda o livro SCJP da kathy sierra, para a SCWCD o livro Use a cabeça: JSP e Servlets também da kathy sierra, estudar isso e fazer simulados.

Pelo que eu sei, a unica certificação em Java que existe é a da SUN.

t++

aix

aqui tem tudo que vc precisa saber sobre as certificações java da sun

https://www.suntrainingcatalogue.com/eduserv/client/learningPath.do?p=/training/certification/java/index.html

mas te pergunto, conhece java ? ou vai começar agora? pois se vai começar agora sugiro que tente certificação bem mais adiante, primeiro aprenda a programar nem que seje o basico.

Criado 13 de janeiro de 2009
Ultima resposta 13 de jan. de 2009
Respostas 3
Participantes 4