Dúvidas sobre a estruturação de usuários e logins no programa. Qualquer informação será útil

Olá Pessoal tudo bem? meu nome é Rafael eu estou cursando escola técnica de informática e estou fazendo um pequeno programa para um gerenciamento de um pequeno mercado aonde vai ter um pequeno gerenciamento de negócios mas eu estou com algumas dúvidas .
Na tela inicial do programa logo após a Splash irá solicitar o nome de usuário e senha do funcionário que irá utilizar o computador naquele momento , eu estou utilizando o banco de dados MySQL, o programa por enquanto está utilizando como login e senha o usuário root do MySQL . A minha dúvida principal sobre isso é ,de qual forma eu necessito fazer o gerenciamentos desse tipo de informação , por exemplo. quando for criar um novo usuário ,no momento que for cadastrar um novo funcionário , eu armazeno a senha e o usuário em colunas, na tabela do funcionário e verifico depois se a senha na hora de logar é a mesma que está na tabela ou adiciono o funcionário normalmente na tabela e a senha e usuário eu apenas crio um novo usuário no MySQL… bom eu acho que minha pergunta está meio confusa mas por favor, qualquer coisa que puderem me mandar eu ficarei muito agradecido. Outra coisa para que eu possa fazer a criação de um novo usuário no MySQL , com java utilizando aquela base 'DAO" acho que é assim…) é possível eu criar utilizando o “preparestatement” com o código MySQL em uma String mesmo ?

O ideal é armazenar o login do usuário na tabela, e um hash da senha com SALT.
Leia: http://stackoverflow.com/questions/2969787/hashing-and-salting-values

Sobre os usuários do MySQL em si, geralmente cria-se apenas um para o banco de dados. Preferencialmente, um que não seja root, e que tenha acesso somente a escrita/leitura das tabelas, não a criação/remoção.
Outra prática comum é criar também um usuário para quem só acessa para leitura.