Dúvidas sobre a linguagem

12 respostas
alexandremanowar

E a e galera blz!

Eu desenvolvo em java para desktop. Agora vou precisar iniciar desenvolvimento para web, logo vou usar JSP que até agora nunca mexi, as minhas dúvidas são as seguintes:

1. Os modo de estruturar e a linguagem do JSP é igual a do JDK? a única diferença que sei que tem é que no JSP não precisa de um método main!

2. Se eu trabalhar com JSP por muito tempo e não usar mais o JDK corro o risco de esquecer a linguagem se elas forem diferentes? Ou elas são familiares e se eu voltar a trabalhar com JDK vou continuar numa boa porque as linguagem são 100% iguais no seu modo de trabalho.

3. Preciso de um bom manula de como instalar o TomCat para rodar o JSP.

4)No TomCat eu posso rodar tanto o java como o php?

5)Eu rodo o apache atualmente na minha máquina, vou precisar desinstalar?

Alguém pode me explicar isso?

12 Respostas

Eduardo_Bregaida

Tá ai…

1. Os modo de estruturar e a linguagem do JSP é igual a do JDK? a única diferença que sei que tem é que no JSP não precisa de um método main!

R: Vc ta dizendo em programar os Beans e os controles? se for isso é assim msm.

1. Se eu trabalhar com JSP por muito tempo e não usar mais o JDK corro o risco de esquecer a linguagem se elas forem diferentes? Ou elas são familiares e se eu voltar a trabalhar com JDK vou continuar numa boa porque as linguagem são 100% iguais no seu modo de trabalho.

R: Vc precisa do JDK O.o e vc nao vai esquecer Java pq ta programando JavaWeb O.o

1. Preciso de um bom manula de como instalar o TomCat para rodar o JSP.

R: Na verdade se vc configurar o TomCat no eclipse nao precisa ficar confirando muita coisa, só publicar O.o

4)No TomCat eu posso rodar tanto o java como o php?

R: Nao tenho certeza, mas acho que o apache é do php, é outra engine… Para o Java é o Apache TomCat, nao sei responder essa.

5)Eu rodo o apache atualmente na minha máquina, vou precisar desinstalar?

R: nao, precisa instalar o apacheTomCat… ou JBoss…

T
  1. Java é igual a andar de bicicleta :stuck_out_tongue: você não esquece assim de uma hora para outra.
  2. PHP é um módulo que roda no Apache Web Server, no IIS etc. O Tomcat não roda PHP.
  3. Não; você pode até fazer com que o Apache atenda as requisições e as redirecione para o Tomcat (isso é feito em quase todos os sites comerciais que rodam Tomcat sob Unix/Linux, por motivos de segurança e eficiência.)
J

Mas roda no Resin, e com algum esforço pode até rodar no Tomcat (eu presumo).

Quercus is Caucho Technology’s fast, open-source, 100% Java implementation of the PHP language (requires JDK 1.5).
http://www.caucho.com/resin-3.0/quercus/

alexandremanowar

Então galera valeu pela informação. Deixa eu aproveitar o embalo e fazer uma outra pergunta.

1)Acredito que antes de instalar o TamCat eu tenho que deixar intalado o JDK e comfigura o classpath normalmente? certo?

2)Se eu fizer isso que o thingol falou no resposta de número 5, ou seja, fazer com que o apache redirecione para o TomCat as informações então eu posso roadar tanto o php quanto o apache? Se sim como eu faço para instalar o apache e o tomcat reconhecendo o mysql?

T
  1. Sim (eu acho melhor, na verdade, deixar a variável CLASSPATH não definida; mas é sempre bom setar corretamente PATH e JAVA_HOME.
  2. Dá um pouco de trabalho; se você quer só desenvolver, você pode deixar o PHP (Apache) atendendo na porta 80 mesmo, e o Tomcat na porta 8080. Aí um fica independente do outro.
I

aproveitando o topico…
Venho de C e C++,então a duvida é a mais natural de todas: cadê os ponteiros?Já perguntei isso p/ 3 professores e nada.

alexandremanowar

Certo thingol entendi, bom instalar o apache eu sei. Acabei de pegar um tutorial aqui no fórum para instalar o TomCat. só preciso saber agora como eu faço esse esquema que você falou. Eu instalo os dois e como eu faço para o apache redirecionar para o TomCat?

T

Bom, deve ter um How-To no site do Tomcat, mas nunca cheguei a fazer isso (é que em aplicações comerciais você normalmente usa o WebSphere, Sun, Oracle AS etc. que têm um web server e um application server separados, mas cuja configuração é feita pelo próprio instalador).

http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/config/ajp.html

isis:
aproveitando o topico…
Venho de C e C++,então a duvida é a mais natural de todas: cadê os ponteiros?Já perguntei isso p/ 3 professores e nada.

Não há exatamente “ponteiros” em Java; só para você ficar mais à vontade, os objetos são referenciados mais ou menos como se você usasse ponteiros. Mas há várias diferenças que não vou conseguir explicar em um simples post. A mais importante é que você não tem como dar um “delete” em um objeto que foi criado com “new”.

alexandremanowar

Cara desculpa aí é que sou bem leigo no assunto. o título dessa págima que vc me passou diz The Apache TomCar 5.5 isso quer dizer que é o apache eo tomcat junto ou apenas que é apache que desenvolve tomcat?

T

O que o pessoal conhece por Apache: http://httpd.apache.org/

O que o pessoal conhece por Tomcat: http://tomcat.apache.org/

São projetos da mesma fundação.

alexandremanowar

Entendi cara. Vou instalar aqui quebrar um pouco o coco. Se eu travar eu posto novamente.

Valeu mesmo pela força a vc e todos que me ajudaram

at+

I

Então quer dizer que um objeto é um “ponteiro por extensão”?E se eu copio o conteúdo dele,o que está sendo feito na verdade é um “direcionamento” pro endereco de memoria onde está o original,fazendo com que qq alteração em um dos objetos seja “repetida” nos outros?

Mais ou menos como ter uma sequencia de objetos da mesma classe,alguns compartilhando os atributos.Se eu apagar um deles ,os que receberam a copia somem tambem.

Criado 8 de setembro de 2006
Ultima resposta 9 de set. de 2006
Respostas 12
Participantes 5