Duvidas sobre Arraylist

4 respostas
E

Olá, eu tenho que montar uma tela de cadastro de veiculos numa locadora como trabalho da facul, a tela eu ja tenho pronta, mas o funcionamento nao, em C eu fiz um programa parecido, utilizando um vetor de registros alocados dinamicamentes, pois eu não sabia o tamanho do vetor.

Agora em java eu ouvi falar do Arraylist, que pelo que eu entendi, ele é usado quando nao é possivel determinar o tamanho do vetor, e eu estou precisando que ele funcione como uma struct em c, pois eu tenho os campos Cod, marca, Modelo, Combustivel, Cor, Motor, Anofab e outros, em c, eu coloquei todos dentro de uma struct, agora em java estou precisando fazer o mesmo.

alguem poderia me dar um exemplo parecido com o meu caso, de como eu possa fazer isso, tipo, todos os dados eu que colocar na tela e assim que eu clicar num botao salvar, preciso que ele salve todos os dados que estao na tela em uma posição do vetor.

Passar os dados que estao em caixas de texto, caixas de selação para uma variavel, eu sei como que faz, minha duvida mesmo eh em relação ao arraylist.

Quero saber como faço para inserir os registro no vetor, mostrar na tela todos, mostrar na tela apenas os que eu determinar, e exclução

4 Respostas

T

Crie uma classe mais ou menos assim:

class Veiculo {
public int cod;
public String marca;
...
...
}

e um ArrayList<Veiculo> para conter a lista de veículos.

O jeito de criar a classe como lhe mostrei (deixando todas as variáveis de instância públicas) é meio nojento, mas é exatamente igual à struct do C.

rodpuc

Eu criaria uma classe Veículo para armazenar esses atributos q vc mencionou (código, cor, etc) e os colocaria em um ArrayList.

para adicionar em um ArrayList use o método add()

ex:

Veiculo v = new Veiculo( "cod01", "azul", ...... );
ArrayList< Veiculo > a = new ArrayList< Veiculo >();

a.add( v );
E

Certo, até que questão de criar eu consegui pegar como que eu faço, eu estou atrapalhado, com eu eu faço para que apos eu inserir os dados a armazenalos nas variaveis, eu possa cada vez armazenar numa posição diferente do arraylist, e com que eu posso fazer uma exclução de um registro que esta no começo ou no meio do arraylist, sem atrapalhar o resto.

rodpuc

utilizando os métodos do ArrayList, como o remove() por exemplo. vc só manda o ArrayList fazer e ele faz pra vc (orientado a obj).

Dê uma lida:
http://java.sun.com/javase/6/docs/api/java/util/ArrayList.html

Criado 10 de setembro de 2008
Ultima resposta 10 de set. de 2008
Respostas 4
Participantes 3