Duvidas sobre as tecnologias que englobam o desenvolvimento web Java.. alguem pode ajudar?
6 respostas
C
clauslk
bom…tenho que fazer meu TC e escolhi como projeto… uma solução web para Nota fiscal eletronica… nao tenho muitos conhecimentos das ferramenteas de trabalho para
aplicacoes web … gostaria de ter uma noção geral do que é necessario para desenvolver uma aplicacao com banco de dados, eficiente, leve na medida do possivel e segura…
sao tantas siglas e nomes q para um iniciante ate confunde bastante…
JSP
JSF
TomCat
Glassfish
Servlet
RichFaces
etc etc etc…
alguem poderia resumir os recursos utilizados para uma aplicacao bem elaborada? e como elas interagem… gostaria mt de uma explicaçao de como funciona de modo geral
Se vc jah programa em VB pq naum faz isso no q jah domina deixando JAVA pra um futuro próximo? pq TC já é complicado e tendo q aprender desde o início piora tudo…opinião!!
C
clauslk
1 - o motivo de fazer meu TC em uma tecnologia que nao domino… é justamente para agregar uma coisa que eu considero importante
2 - Ja programo em java SE … foi o foco do meu curso… entao soh estou variando um pouco partindo pra uma aplicacao web… o que nao deve ser um salto absurdo
3 - Tenho um prazo de 1 ano para fazer o projeto
4 - O projeto sera uma uniao do meu TC com um projeto da empresa onde eu trabalho… onde mais 2 desenvolvedores vao trabalhar junto comigo… e um desses desenvolvedores tb é meu colega de curso e esta fazendo o TC tambem…
5- tenho extrema facilidade de aprendizado… mas nao quero perder tempo com coisas que nao sao importantes no momento… ou nao seriam fundamentais para o andamento do projeto
entao nao vejo motivos para desistir do projeto…
… mas continuando o topico… gostaria de um resumo pratico de funcionamento das ferramentas para um software assim…
abrass
C
clauslk
alguem?
luxu
são as extensões de página igual HTML mais voltado para a linguagem JAVA. A tecnologia mais nova seria JSF…
Servidores para poder mostrar no navegador as páginas JSF…mais pesado e confiável: GLASSFISH por ser mais completo
Framework para facilitar a programação e deixar as páginas mais elegantes…inclua ai o PRIMEFACES q pra muitos, melhor q o RICHFACES.
C
clauslk
luxu… exatamente isso que vc comentou q eu estou perguntando… outro detalhe… andei vendo aqui sobre JSP/ servlets… parece que os dois trabalham juntos… como se um servlet gerasse a pagina JSP a ser exibida ou algo assim… pode exclarecer como funciona?
maior_abandonado
da uma olhada nestes 3 links que explicam “o que é” cada um destes 3:
o de JSF está meio desatualizado mas quebra um galho… e ele é um framework, o richfaces ou o primefaces são vamos dizer assim “extensões” para o JSF, adicionando coisas a mais.