Minha dúvida não é nada haver com exercicio.
Eu ainda sou iniciante em programação mas bateu a curiosidade e vou perguntar.
É possivel utilizar java + banco de dados? Qual o mais utilizado?
É dificil?! Tem que dominar bastante a linguagem do banco de dados escolhido?
Minhas dúvidas surgiram ao fazer um programa de cadastramento bem simples kkkk… Me perguntei qual a maneira mais facil de gravar os dados criados por ele. Então pessoal, qual é a maneira mais facil?
Olá igones vc pode olhar as apóstilas da Caelum http://www.caelum.com.br/apostilas/ são muito boas e faceis de entender, acho que não terá problemas para implementar um cadastro com base nas apostilas
abraço
guisantogui
Tambem tenho uma duvida com banco de dados!
Eu preciso adicionar um registro em uma tabela que tem um campo auto incrementador, qro saber o que eu coloco no “insert into tabela () value (…)”
vlw!
skylinedu
o igones
Com o java você pode se conectar com qualquer banco de dados que possui um driver JDBC(Java Database Connectivity).
Em java você pode trabalhar com Sql do banco de dados ou com alguma ferramenta ORM (Object-relational mapping) como por exemplo o Hibernate.
pessoalmente gosto de utilizar o hibernate para aplicações que exigem uso de banco de dados por mais simples que seja.
Resumindo, você varia o insert into de modo declarativo dos campos menos o do ID.
boa sorte,
Eduardo Tanaka
P
paulohrl
O skylinedu já deixou bem explicado, mas deixa dar um pitaco rs…
O java conversa com qualquer banco de dados, desde que tenha um driver JDBC. Se não existir e você for muito corajoso, você pode implementar o driver para o banco de dados que quer… mas para os bancos de dados mais reconhecidos, o driver ta prontinho pra uso.
Eu também uso o hibernate como ferramenta ORM.