Duvidas sobre certificações OCJA OCJP

Olá pessoal, estou estudando com o livro da Sierra para SCJP porém agora com a mudança da sun pra oracle vi que algumas coisas mudaram. Navegando pelo site de oracle vi que agora é preciso ter OCJA antes da OCJP isso está correto? outra dúvida é sobre o vaucher, qual são os valores em reais? e qual o link onde compro eles? também ví varios tópicos confusos sobre esses valores, uns dizendo $300 dolares outros $125 etc. Se alguam realmente puder me ajudar seria muito agradecido.
Liguei para o centro aqui na minha cidade onde aplica a prova mas não souberam me informar também.
Abraço

Um amigo meu fez a SCJA a uns 2 meses atrás, ele pagou 317 Reais.
mas na semana passada eu dei uma olhada no site da Oracle e estava na faixa de 270 reais.
Acredito que a SCJA esteja no mesmo valor, ou valor aproximado da SCJP.

Pois é mas agora com essa mudança da SUN pra ORACLE parece que algumas coisas mudaram, primeiro essa obrigatoriedade da OCJA antes da OCJP e outra é sobre o valor que mais que dobrou($300) em relação a certificação anterior ($125), só que vendo alguns posts aqui no GUJ encontrei muitas informações desencontradas, por isso a criação do desse post.
Alquem que fez a certificação recentemente depois da mudança pode dar alguma luz sobre isso.

Eu estou com a mesma dúvida.

Eu queria fazer a OCJP, mas me disseram que eu preciso fazer a OCJA antes. É verdade isso?

Vale a pena fazer o OCJA antes de OCJP, caso não for pré-requisito?

Para a ocjp 6 não precisa…
Se for tirar a 6, repito não precisa!

Com relação Á compra do voucher eu segui esse post:

http://www.guj.com.br/java/265677-compra-de-voucher

[quote]

A minha foi comprada via cartão internacional e não havia possibilidade de parcelamento ou outras formas de pagamento. Faça tudo pelo site pearsonvue.com , siga os passos abaixo:

1-Clique em “sign in” e cadastre-se;
2- Em “Select your testing program.”, procure por “Oracle”;
3-Clique em Proctored, coloque usuário e senha;
4-Você terá uma tela “parecida” como a de um e-mail, procure no canto esquerdo por “Schedule Exam”, encontre a prova e dê prosseguimento no pagamento, agendamento e escolha do local do exame.

Boa sorte !!! [/quote]

E deu tudo certo!

Oi!

Qual o valor que vcs pagaram pelo voucher? No site da Oracle ta a bagatela de 600 reais! e no site da Pearson Vue não achei o certificado para OCJA. confere??

Obrigado!

Eu paguei 125 dolares, no site da pearson pela prova OCJP 6

OCJA e OCJP comprados pelo sites da PearsonVUE estão custando 150 dólares…

Aì basta fazer a conversão e aplicar a taxa de IOF(por ser compra internacional) que vc vai ter o valor em reais…

Agora com o dólar em alta deve estar saindo uns 315 reais mais ou menos…

Pelo que eu li até então, é necessário primeiro a OCJA pra depois fazer a OCJP…

:cry:

Mas seria mais certo ligar no 0800 da Oracle e se informar direitinho antes de comprar, afinal não é tão baratinho não…

:wink:

[quote=Edison Martins]Vale a pena fazer o OCJA antes de OCJP, caso não for pré-requisito?

[/quote]

Não vale…

OCJA é de associado, não dá pra fazer muita coisa com ela não, até porque os assuntos abordados na prova são bem superficiais, coisas que vc é obrigado a saber pra programar qualquer coisinha pra Desktop…

Já a OCJP vai tomar bastante tempo em estudos, pois se aprofunda bem mais nos assuntos, e é muita mais reconhecida no mercado…

Aproveitando a deixa, para fazer a sete no caso de ter a seis, qual o procedimento heim?

abraço.

[quote=ribclauport]Aproveitando a deixa, para fazer a sete no caso de ter a seis, qual o procedimento heim?

abraço.[/quote]

Existe uma prova de upgrade, que vai abordar somente os conceitos novos…

[quote=ribclauport]Aproveitando a deixa, para fazer a sete no caso de ter a seis, qual o procedimento heim?

abraço.[/quote]

Existe uma prova de upgrade, que vai abordar somente os conceitos novos…

Obrigado pela resposta.

Desculpe a confusão, minha intenção é justamente comprar o voucher do OCJP 6, fiz o cadastro na site da Pearson Vue, foi tranquilo, porém agora to em dúvida qual certificado devo selecionar no site, segue a lista, qual deles é o OCJP6 ?

1Z0-850 Java Standard Edition 5 and 6, Certified Associate Exam
1Z0-850-JPN Java Standard Edition 5 and 6, Certified Associate Exam
1Z0-851 Java Standard Edition 6 Programmer Certified Professional Exam
1Z0-851-JPN Java Standard Edition 6 Programmer Certified Professional Exam
1Z0-852 Java Standard Edition 6 Programmer Certified Professional Upgrade Exam
1Z0-852-JPN Java Standard Edition 6 Programmer Certified Professional Upgrade Exam
1Z0-803 Java SE 7 Programmer I
1Z0-804 Java SE 7 Programmer II

Obrigado!

Dá uma olhada aqui: http://uaihebert.com/?p=1513

Obrigado pela ajuda Ruttmann, mas acredito que o certificado selecionado neste post que vc colocou ‘Java EE 6 Java Persistence API Developer Certified Expert Exam’ não é o OCJP6 , este deve ser um outro certificado mais voltado para persintência em banco de dados, eu acho…

Então Marcos, li melhor seu post, e vou te apontar a prova certa que vc procura:

1Z0-851 Java Standard Edition 6 Programmer Certified Professional Exam

Essa é a OCJP 6.

As que começam com JPN são no idioma japonês.

As que constam “Certified Associate” são de associado(é a primeira que se pode fazer, e não serve pra nada).

A que consta “Certified Professional Upgrade” é uma prova de upgrade para profissionais já certificados em versões anteriores de Java.

E essas últimas Java SE 7 eu não sei ainda, mas acredito que devem ser diferentes…

É isso mesmo !

1Z0-851 Java Standard Edition 6 Programmer Certified Professional Exam , ao custo de 150 doletas, é metade do preço se comprar direto na Oracle! só faltou uma promoção de retake para fechar a conta…rs

Valeu!