Duvidas sobre classpath - Ajuda

7 respostas
DavidUser

Qual a função do classpath? Ele é o q chamamos de variável de ambiente?
Como configurar o classpath em uma maquina de outro usuário através de uma instalação?
Afinal de contas, tem configurar a variável de ambiente e já enviar o programa?
Tem como configurar remotamente através de comandos à partir da instalação?

7 Respostas

T

Eu não recomendaria modificar ou alterar o CLASSPATH na instalação. Como é uma variável de ambiente global, a sua simples presença pode danificar o funcionamento das outras aplicações Java que estejam rodando. Alguns programas que mudam o CLASSPATH (como o Oracle Client da versão 8 e 9 do Oracle) bagunçam todo o funcionamento das outras aplicações; eles são “egoístas”.

O correto é criar um ícone ou atalho para sua aplicação, e passar os parâmetros adequados (talvez dentro de um script ou batch) nesse atalho.

DavidUser

então há como eu configurar a variável de ambiente por um script? e assim executalo antes de um setup do programa?

DavidUser

A idéia é bem simples quero, criar um setup para istalação do programa na máquina do cliente, so que não entendi como utilizar o classpach, no caso ele carrega toda a biblioteca que não existe na biblioteca básica da plataforma java, ou ele serve para tambem configurar a variável de ambiente?
É nescessária essa configuração para o bom funcionamento do meu programa em outra máquina?

T

Eu disse que não é para mudar a variável de ambiente. Em vez disso, crie um script.

(O seu programa de instalação deve permitir alterar variáveis de ambiente, mas não faça isso. É pedir para ter encrencas mais tarde. Eu recomendo criar um script ou batch para iniciar seu programa.)

DavidUser

hán?como assim o programa vai rodar através do script?!
Viajei!!!
Como eu faço issu?

DavidUser

A idéia é bem simples quero, criar um setup para istalação do programa na máquina do cliente, so que não entendi como utilizar o classpach, no caso ele carrega toda a biblioteca que não existe na biblioteca básica da plataforma java, ou ele serve para tambem configurar a variável de ambiente?
É nescessária essa configuração para o bom funcionamento do meu programa em outra máquina?

T

Vou explicar. Digamos que você queira criar um ícone no Iniciar -> Todos os Programas -> David’s Programs.

Você (na verdade o programa que monta a instalação) cria um atalho (shortcut, se estiver usando um Windows em inglês) e nesse atalho você indica:

• O ícone a ser usado (acho que você não gosta daquele quadradinho default)
  • O caminho de um arquivo .bat ou .cmd que irá chamar o javaw.exe com os parâmetros adequados.

Um arquivo .bat ou .cmd é muito simples; ele costuma ser mais ou menos assim:

cd /d _______________
javaw -classpath arquivo1.jar;arquivo2.jar;arquivo3.jar -jar SeuPrograma.jar

onde ___________ é o diretório onde vai ficar instalada a sua aplicação,

e o tal do CLASSPATH, em vez de ser configurado como variável de ambiente, é explicitamente mencionado, usando-se a opção "-classpath", na linha de comando do javaw (que é a versão do java que não mostra uma janelinha preta no Windows.)

Criado 13 de abril de 2009
Ultima resposta 13 de abr. de 2009
Respostas 7
Participantes 2