Dúvidas sobre cluster com 2 servidores Tomcat

Pretendo implantar aqui na empresa um servidor Tomcat que possua cluster para tolerância a falhas.
Li sobre este assunto na revista Java Magazine edição 29 que tinha um exemplo que foi utilizado apenas uma maquina como servidor, com 2 Tomcats instalados com portas diferentes e o Apache.
No meu caso, terei que ter 2 maquinas diferentes, cada uma com o servidor Tomcat instalado.
A dúvidas seria sobre a instalação do Apache mod_jk ? Ele tera que ficar em uma outra maquina separada ? Fiquei com esta dúvidas pois se o mod_jk for instalado em uma das 2 maquinas, e esta maquiina queimar, não haverá como o mod_jk enviar as requisições para o outro servidor Tomcat.
Obrigado,

Marco Paradiso

Eu tb estou com essa duvida.
Será que o tomcat sozinho trabalha em cluster, ou seja, um numa maquina, outro , em outra maquina. Se um cair, o outro assumi no lugar… Sem o apache, será que dá?

Senão, como funciona o esquema numa falha da maquina onde está o Apache?

Cara, provavelmente não. Quando vc for chamar a aplicação web, terá que chama-lá pelo apache. Neste, caso ele ira decidir em qual servidor Tomcat será usado naquele momento.
A questão é onde fica o Apache ? Creio que seja numa 3º maquina. Neste caso se uma delas for desligada, o Apache ira redirecionar as requisições para a outra.

E se o apache cair? adeus cluster de tomcat ??? aff…

Realmente… Por esse motivo criei este tópico.
Não considero algo lógico colocar o Apache na mesma maquina onde ficam os servidores Tomcat.
Caso uma delas queime, desligue por vontade propria ou pare por outro motivo, o cluester ira falhar…
Acho que na hora em que eu for criar essa estrutura, vou colocar o Apache separado. Vou até tenta ver se existe alguma forma de uma estrutura com 2 maquinas, e cada uma dela com o Apache. Desta forma, se a maquina principal desligar, a outra seria iniciada.
Neste caso seriam 4 maquinas…

achei esse link aqui… explica algumas coisas de cluster do tomcat…