Bom galera, antes de mais nada sou novato no fórum, mas acompanho faz muitos anos (sempre me salvou). Estou com um problemão com uma aplicação. O problema é simples.
Estou fazendo uma aplicação Web no Netbeans 6.9.1. Não tenho muito conhecimento Web utilizando Java, mas estou me desenrolando. Estou usando uma API chamada OL4JSF, que é uma API que utiliza o OpenLayer de maneira mais fácil, juntamente com o framework JavaServer Face.
Criei um arquivo XHTML e estou usando para fazer a página Web. Até aí tudo bem. O problema é que não sei/consigo fazer nenhum tipo de consulta no banco de dados PostgreSQL(com extensão Postgis). Em Java é fácil fazer isso, mas nunca tive a oportunidade de aprender à fazer uma operação sql via Web, pois é a primeira vez que utilizo essas tecnologias para tal feito.
Detalhe, a API só funciona utilizando o .xhtml, logo, TENHO que usar ela.
Preciso somente, através desse .xhtml, fazer uma consulta no banco. Enfatizando, só preciso conectar nesse banco de alguma maneira através dessa página.
Já li em alguns lugares que dá pra fazer isso chamando uma classe Java pelo xhtml. Se der pra fazer isso, eu consigo fazer. Mas não tenho a mínima idéia de como fazer essa COMUNICAÇÃO do xhtml com uma classe java. Tem como fazer isso? Se tiver, como faço? Pode ser até através do Javascript.
Se vocês puderem me explicar como fazer uma operação no banco através dessa página, ou pelo menos chamar uma classe Java através desse .xhtml, agradeço. Parece ser bem fácil pra quem programa Web com mais frequência.