Dúvidas sobre gerar relatórios

Boa noite, acompanho o fórum a algum tempo como “voyeur”, mas finalmente decidi tentar me inserir na comunidade…

Primeiro gostaria de pedir desculpas a moderação, caso meu tópico esteja fora dos padrões.

Bom vamos lá, minha dúvida é a seguinte:

Andei estudando sobre o iReport e sei que tenho como gerar relatórios com base no meu banco de dados e posso exibir o arquivo .jasper através do Java.

Mas vi que eu tenho que primeiro gerar o relatório pelo iReport, salvar o arquivo dentro do meu projeto(digamos dentro de uma pasta no WebContent por exemplo) e a partir daí, criar uma classe com um método “apontando” pra esse arquivo .jasper dentro dessa pasta.

Quero saber se ao invés de gerar o relatório pelo iReport, eu poderia por exemplo, através de um método, eu criar o relatório.

Exemplo:

Digamos que eu crie uma aplicação web onde o usuário queira os dados de Janeiro de 2012 até março de 2012 e criar um relatório com esses dados, clicando em um botão ou link dentro da página jsp ou jsf se for o caso.

O iReport faz isso?

Ou teria que usar um outro framework pra realizar essa ação?

Desde já obrigado e um abraço!

Sim, o iReport pode fazer isso.

O iReport conecta no banco e pode executar uma query, e você pode passar parametros para a mesmo (data, cliente, …)

[quote=jeffev]Sim, o iReport pode fazer isso.

O iReport conecta no banco e pode executar uma query, e você pode passar parametros para a mesmo (data, cliente, …)[/quote]

Opa, obrigado hein jeffev!

Se não for abusar, você sabe me dizer no caso, qual seria o método que receberia isso como parametro pra converter em relatório?

Estou no trabalho e como aqui o proxy bloqueia alguns sites, não consigo abrir o site que parece conter a API do iReport e do JasperReports;

Mas de qualquer forma, muito obrigado pela resposta!

Você passa parâmetros no Map que o ireport recebe como parâmetro e coloca na sua consulta eu acho.

Porém prefiro utilizar a abordagem de JRCollectionDataSource, que possuiria já a sua coleção e passaria os dados para o relatório.

Ahh sim…vou dar uma pesquisada sobre JRCollectionDataSource pra entender direito o funcionamento e vou aplicar no meu projeto.

Muito obrigado lele_vader, pela ajuda!

Abraço!

Disponha.
Qualquer coisa só perguntar.