Dúvidas sobre herança

Bom, pessoal estou com uma dúvida básica em relação a herança. É o seguinte: se java nao possui herança múltipla, como é que quando vemos a documentação dele no site da sun, há classes que possuem métodos herdados de superclasses bem distantes… pq isso acontece? acho que nao entendi muito bem o conceito de herança múltipla no java… bom, valeu!

A herança múltipla ocorre quando uma classe herda as características de mais de uma classe de hierarquias diferentes.

Neste caso:

Pessoa <-- Empregado <-- Diretor

Não ocorre herança múltipla, apenas ocorre um nível hierarquico de herança.

Mas, se fosse isso:

Carro Anfíbio ---> Carro | -----------> Barco

Carro anfíbio herdaria de duas classes diferentes. O que em Java não é permitido.

Fui claro?

entendi o do carro anfibio, mas ainda nao entendi a minha pergunta…

Herança múltipla: uma classe herda de diferentes classes ao mesmo tempo. O java não permite isso. Um motivo? Porque essas duas classes podem conter um método com o mesmo nome.

O que rola no Java então? Uma classe C herda de B que herda de A. Isso é simplesmente uma hierarquia de classes. C herda as características de B, que por sua vez herda as de A. C pode ser tratada tanto como B ou A.

herança multipla significa tudo ao mesmo tempo… tipo

class A extends B,C,D,E 

A sua duvida é assim:

class Pessoa
class ProgramadorJava extends Pessoa
class GUJeiro extends ProgramadorJava 

o GUJEIRO é um ProgramadorJava que é uma Pessoa … entendeu? mas foi um passo de cada vez…

aaaaaaaaaah, valeu, tava me confundindo, achava que A herdar de B que herda de C era herança multipla… bom, entao tenho que consertar meu codigo, hehehe, valeu ae pelo esclarecimento… :smiley: