primeiramente gostaria de pedir desculpas se postei no lugar errado, mas não tinha certeza de onde postar minha duvida.
estou perguntando aqui pois sei que muitas pessoas aqui no fórum trabalham como PJ
comecei a trabalhar como PJ esse ano e estou com algumas duvidas quanto ao imposto de renda(como pessoa física), como PJ sou isento pois minha empresa esta cadastrada como Empresa Simples Carioca, porem meu contador falou que preciso declarar o imposto de renda como PF, e estou na duvida de como faze-lo, ou mesmo se preciso declara-lo
se preciso como faço o calculo? como vejo isso?
não pergunto tudo ao contador porque como não entendo do assunto quero ver se ele esta tentando me passar a perna pra cobrar por um serviço extra, tendo em vista que ele foi contratado para fazer a contabilidade da empresa e não minha pessoal e de minha sócia.
eu sei que a declaração é só em maio, porem para evitar a correria e erros futuros estou vendo tudo com antecedência, assim evito surpresas desagradaveis
Todo sócio de pessoa jurídica é obrigado a fazer a declaração de renda de pessoa física, mesmo que seja para não pagar ou restituir nada (que é o que provavelmente vai ocorrer, no seu caso - mesmo que você tenha um monte de despesas, como despesas médicas, que poderiam ser usadas para abater do imposto se vocêfosse um assalariado, você não vai poder deduzir isso do imposto devido porque você não vai pagar nenhum IR como pessoa física ).
Seu contador precisa lhe enviar uma declaração de rendimentos correspondentes aos “pro-labores” e outros rendimentos resultantes do trabalho na pessoa jurídica. Não se esqueça que você é sócio, não empregado da pessoa jurídica.
é então acho que meu contador ta querendo me passar a perna msm, pq ele falou que vai ter q pegar a distribuição de renda da empresa, no caso o que mando pra minha conta pessoal e tb dos gastos do meu cartão de crédito e etc…
[quote=arcZend]é então acho que meu contador ta querendo me passar a perna msm, pq ele falou que vai ter q pegar a distribuição de renda da empresa, no caso o que mando pra minha conta pessoal e tb dos gastos do meu cartão de crédito e etc…
acho melhor eu começar a procurar outro contador…[/quote]
calma jovem,
a sua empresa precisa declarar quanto está pagando de lucros e dividendos pra você, e você tem de declarar quanto está recebendo. Lembrando que sobre lucro/dividendo não incide IR. Essas informações tem que “bater” para você não cair na malha fina.
[quote=rmendes08][quote=arcZend]é então acho que meu contador ta querendo me passar a perna msm, pq ele falou que vai ter q pegar a distribuição de renda da empresa, no caso o que mando pra minha conta pessoal e tb dos gastos do meu cartão de crédito e etc…
acho melhor eu começar a procurar outro contador…[/quote]
calma jovem,
a sua empresa precisa declarar quanto está pagando de lucros e dividendos pra você, e você tem de declarar quanto está recebendo. Lembrando que sobre lucro/dividendo não incide IR. Essas informações tem que “bater” para você não cair na malha fina.[/quote]