As aplicações desenvolvidas podem ser instaladas através de um download que é permitido como um serviço da operadora para celulares com essa capacidade. Então SIM você precisa de um contrato com a operadora.
Ou pode ser instalado de fábrica … a menos que sua aplicação seja muito muito grande eu não acho que você consiga uma boa proposta comercial para isso. A instalação de fábrica é permitida através de um acordo seu com a operadora (assim pra abranger todo o Brasil vários acordos devem ser fechados). Então SIM você precisa de um contrato com a operadora. Neste caso específico nem garanto que seria em J2ME, seria desenvolvido na mesma linguagem que o modelo que você vai instalar usar, nem sempre Java.
No caso do Brasil ainda não temos celulares que aceitem download de aplicações Java … temos a rede GSM que poderá vir a ser usada deste modo mas também não suporta esses modelos ainda.
Uma boa alternativa é o WAP (embora seja lento) … assim seria um site WAP a interface da aplicação … ou o SMS que para o público em geral nao eh uma boa pedida pra servir de interface mas para uso técnico (por exemplo sua força de vendas ou suporte de campo) pode ser uma boa saída.
Não é viavel desenvolver uma aplicação de input de dados em java para celulares. OK?
Veja bem, estou querendo desenvolver um tela de input de dados, ou seja, os vendedores iriam digitar os dados, estes dados seriam enviados para minha base de dados.
Neste caso um Palm seria mais apropriado? Qual sua opinião?
Desde já agradeço sua ajuda, foi de muita utilidade. Obrigado.
você pode usar um palm ou um celular, sem problemas
não precisa de autorização de operadora nenhuma, é só comprar para todos celulares que suportem j2me, não são todos os celulares que suportam isto, ou então comprar palm para quem vai usar o sistema
o acesso aos dados, de preferencia que seja feito por um servidor teu, e os aplicativos J2ME acessam ele por TCP/IP, podendo utilizar até WEB Services
Um PALM é sim mais apropriado para a entrada dos dados, contudo caso seja necessário transmitir esses dados a partir do campo (ou seja, você não pode esperar o vendedor chegar a uma base, sincronizar com o computador e então enviar os dados) essa saída torna-se proibitiva pois o aparelho PALM é caro e você ainda precisaria de um modem pro Palm e de um Celular pra ligar esse modem.
Se puder esperar a sincronização então PALM é uma solução muito elegante … o software de sincronicação você desenvolve pra já gerenciar o envio dos dados (via internet ou uma discagem, o que for) … muito legal (inclusive de fazer)
Outra opção é o WAP … uma pagina, o cara se autentica, digita os dados nos campos do formulario e envia … mas não esqueça que é um inferno digitar no celular … nós burlamos isso com códigos, ele digita apenas codigo de 2 ou 3 digitos no maximo.
Se forem poucos dados vc especifica uma ordem e os codigos, o cara envia por SMS mesmo … acho que eh o mais barato. (embora nao seja tao barato assim)
bem, isso é opiniao minha, baseada na nossa experiencia com projetos wireless …
[quote=“urubatan”]você pode usar um palm ou um celular, sem problemas
não precisa de autorização de operadora nenhuma, é só comprar para todos celulares que suportem j2me, não são todos os celulares que suportam isto, ou então comprar palm para quem vai usar o sistema
o acesso aos dados, de preferencia que seja feito por um servidor teu, e os aplicativos J2ME acessam ele por TCP/IP, podendo utilizar até WEB Services :-)[/quote]
PALM pode, mas precisa acesso a internet … entao precisa do Modem e do celular … e claro nao precisa de contrato com operadora (vc vai pagar pra usar a rede pelo celular).
Celular que suporte J2ME até Outubro/2002 nao existia no mercado Brasileiro … mesmo que exista pra acessar a rede com J2ME vc precisa estar conectado todo o tempo, entao soh GSM pode fazer isso pra voce.
Viajando assim existe um BIP 2 Way muito legal que suporta J2ME e funciona na rede de operadoras BIP (que nao existe nenhuma no Brasil).
a partir de dezembro do ano passado, ja existem alguns celulares que suportam J2ME no brasil, e são todos GSM, acho que estão disponiveis em todos os estados exceto Santa Catarina
e ai amigo, blz??
Bom, em relação ao J2ME, é um assunto meio distante de nós ainda…eh uma tecnologia, que pessoalmente falando admiro, mas infelizmente faltam recursos para que possamos expandir ela. Na empresa onde trabalho, esta se tentando desenvolver um aplicativo em J2ME, mas faltam recursos e o pessoal esta com dificuldades…vc poderia dar mais informações sobre o aplicativo que vc desenvolveu???