Duvidas sobre Java, Browser, eventos e outras

Bom, já tenho contato com Java a algum tempo e atualmente estou estudando para a SCJP, ate então so trabalhei com Desktop, agora há a nescessidade de desenvolver o que seria um aplicativo para rodar no browser.
Esse aplicativo (modulo de um programa maior feito em php) é para tratamento de imagens tiff, ixibição, rotação e mais algumas coisas, ate ai tudo bem ate mesmo porque um tempo atras estava fazendo algo do tipo para desktop, mas o problema é que esse aplicativo (ou pagina) sera hospedada em um servidor de onde as pessoas poderam acessar atravez de um browser, então minhas duvidas são as seguintes:

É possivel escutar eventos do teclado com java aparti de um browser?
É possivel “exibir” este programa de manipulação de imagem no browser?

bom sei muito pouco sobre o uso de Java na Web, então não sei qual seria a melhor abordagem nem se é possivel fazer isso.

Não o Java cuida da parte do servidor no seu caso será necessario o uso de ajax. Para controlar os eventos do teclado e mouse via web é usado o JavaScript e para você poder carregar as informações sem precisar recarregar a pagina usa-se o ajax (JavaScript+XML). Procure sobre ajax existe muito material na internet e até mesmo aqui no guj. vai em artigos e procure por google web toolkit é uma boa alternativa para você.