Duvidas sobre melhor curso superior, melhor instituição, etc

Olá pessoal, boa tarde, primeiramente, falarei um pouco sobre min.

Meu nome e Nicolas, tenho 14 anos, tenho uma imensa vontade de estudar em uma Universidade Pública, programo em Python desde os 13 anos, e tenho algumas duvidas sobre o mercado de trabalho de TI e a área acadêmica do mesmo.

Tenho um sonho, o de estudar no ITA, mas sei que isso e pouco provável, gostaria de dicas de alguém que já estudou ou estuda lá, ou que sabe sobre informações da mesma, se eu não conseguir ITA, gostaria de fazer Engenharia da Computação na Unicamp, ou na Escola de Engenharia de São Carlos-USP, se alguém estuda na USP em engenharia, por favor, me falem um pouco sobre esse chamado “diploma-duplo” junto da Escolas Centrais da França.

Também gostaria de saber sobre a atuação do mercado de trabalho, o que e importante estudar para ser um bom profissional, se a linguagem X e melhor que a Y para tal coisa (visto que o principal objetivo do fórum e Java, então e meio obvio que será a linguagem mais pronunciada), também sobre Certificações, tanto de linguagens, como banco de dados, e sem esquecer do inevitável e importantissímo inglês (se possível, gostaria de dicas de bons centros de línguas que vocês estudaram, e se conformaram/aprenderam e que desejem recomendar).

E a área acadêmica, gostaria de dicas de pessoas que estão seguindo nessa área de atuação, visto que tenho como objetivo (se possível é claro) fazer uma dissertação na área de Inteligência Artificial, algo que achei bem interessante (se alguém tem outras áreas para recomendar, por favor, gostaria que se pronunciassem aqui).

Bom, acho que e isso, são as duvidas que tenho atualmente, se possível, gostaria que me ajudassem nelas.

Atenciosamente,
[]s,
Nicolas França.

Cara,

A minha sugestão é que você faça um curso de graduação (tecnólogo) a distância.
Vai se formar em menos tempo e investir menos também. No mercado te trabalho vai ter o mesmo peso que um bacharelado (pelo menos na maioria das empresas).
As certificações são bem importantes e bastante usadas como diferencial na hora de conseguir um emprego.

Em relação a linguagens de programação, Java é uma ótima escolha pois é free, incrível e o mercado está em busca de profissionais qualificados.
É muito importante estudar também HTML, JavaScript, XML, Frameworks Java e por aí vai.

Minha dica é que você não fique atrelado somente ao curso superior, procure estudar por fora e praticar bastante.
Se você tiver a oportunidade de criar um sisteminha para um amigo, familiar ou até mesmo o buteco da esquina já é um baita negócio,
pois isso pode ser colocado como experiência no currículo, que é o mais importante na hora de arrumar um emprego.

Sugestão de curso de graduação (tecnólogo):
http://www.unisul.br/graduacaovirtual/tecnologo/webdesigneprogramacao/index.html

Abraço.

[quote=isaiaspf]Cara,

A minha sugestão é que você faça um curso de graduação (tecnólogo) a distância.
Vai se formar em menos tempo e investir menos também. No mercado te trabalho vai ter o mesmo peso que um bacharelado (pelo menos na maioria das empresas).
As certificações são bem importantes e bastante usadas como diferencial na hora de conseguir um emprego.

Em relação a linguagens de programação, Java é uma ótima escolha pois é free, incrível e o mercado está em busca de profissionais qualificados.
É muito importante estudar também HTML, JavaScript, XML, Frameworks Java e por aí vai.

Minha dica é que você não fique atrelado somente ao curso superior, procure estudar por fora e praticar bastante.
Se você tiver a oportunidade de criar um sisteminha para um amigo, familiar ou até mesmo o buteco da esquina já é um baita negócio,
pois isso pode ser colocado como experiência no currículo, que é o mais importante na hora de arrumar um emprego.

Sugestão de curso de graduação (tecnólogo):
http://www.unisul.br/graduacaovirtual/tecnologo/webdesigneprogramacao/index.html

Abraço.[/quote]
Esta visao é totalmente diferente da minha. O cara mostrou que é auto didata e ja programa python ha um ano. Mostrou que tem vontade de entrar numa graduacao conceituada (e publica), na area de engenharia, é novo, e a sugestao é curso a distancia?

Nicolas voce ta no caminho certo. Estude pra valer pra fazer uma graduacao conceituada onde ira te agregar e MUITO. E algo que eu concordo sobre o colega acima é que estude muito por fora. Mas voce ja mostrou que deve fazer isso.

Cara nao se prenda a tecnologias. Aprenda a ser desenvolvedor. Vai fundo, aprenda oq puder.
Infelizmente nao posso opinar muito sobre o processo no ITA, mas com ctza tem uma galera aqui do forum que estuda/estudou lá. Boa sorte vc ta no caminho certo.

[quote=leandronsp]Esta visao é totalmente diferente da minha. O cara mostrou que é auto didata e ja programa python ha um ano. Mostrou que tem vontade de entrar numa graduacao conceituada (e publica), na area de engenharia, é novo, e a sugestao é curso a distancia?

Nicolas voce ta no caminho certo. Estude pra valer pra fazer uma graduacao conceituada onde ira te agregar e MUITO. E algo que eu concordo sobre o colega acima é que estude muito por fora. Mas voce ja mostrou que deve fazer isso.

Cara nao se prenda a tecnologias. Aprenda a ser desenvolvedor. Vai fundo, aprenda oq puder.
Infelizmente nao posso opinar muito sobre o processo no ITA, mas com ctza tem uma galera aqui do forum que estuda/estudou lá. Boa sorte vc ta no caminho certo.[/quote]
Cada um, cada um.

[quote=isaiaspf][quote=leandronsp]Esta visao é totalmente diferente da minha. O cara mostrou que é auto didata e ja programa python ha um ano. Mostrou que tem vontade de entrar numa graduacao conceituada (e publica), na area de engenharia, é novo, e a sugestao é curso a distancia?

Infelizmente nao posso opinar muito sobre o processo no ITA, mas com ctza tem uma galera aqui do forum que estuda/estudou lá. Boa sorte vc ta no caminho certo.[/quote]
Cada um, cada um.[/quote]

É cara, meu objetivo não é, e nunca foi fazer tecnólogo, tanto e que aqui na minha cidade tem a Fatec, e a prova não e difícil, em uns 3 meses se estuda tranquilo para ela, meu objetivo e fazer um bacharelado, quero fazer Engenharia da Computação, pois pretendo entrar na área acadêmica.

Não Faça Fatec, Experiencia propria

É cara, não pretendo mesmo não.

(:

você é de escola publica ou particular?

saiba que 90% dos alunos de faculdades federais vieram de escolas particulares…então é uma briga pesada.

escola publica, mesmo que você seja o aluno nota 10, vai precisar estudar várias outras coisas que nao vao ensinar na escola

se tiver R$ faz um curso preparatório de uns 2 anos e faça muitos testes antes de tentar…pra valer…alias a prova é meio cara

Oi @Nicolasf69_,

Lute pelo seu sonho, mas não esqueça, não é a faculdade que faz o aluno, seu sucesso depende acima de tudo de você!

Boa sorte.

Pegue toda essa sua vontade e invista em Medicina…

Este conselho eu darei ao meu filho.

Pra que investir em Medicina? Você está no caminho certo. Faça o que gosta. Muito melhor por ainda estar com 14 anos! Queria eu ter essa visão igual você tem na sua idade.

Não desanime, vai se preparando pra ITA, USP, faça bem seu ensino médio e continue estudando por fora, e fazendo seus proprios projetos, quando estiver com 18 ~ 19 anos já está com bagagem enorme e com MUITO mercado de trabalho te esperando. Isso se já não estiver com seu próprio lucro com algum projeto.

Siga em frente, lute pelo teu sonho e você está no caminho certo!

[quote=douglaskd]você é de escola publica ou particular?

saiba que 90% dos alunos de faculdades federais vieram de escolas particulares…então é uma briga pesada.

escola publica, mesmo que você seja o aluno nota 10, vai precisar estudar várias outras coisas que nao vao ensinar na escola

se tiver R$ faz um curso preparatório de uns 2 anos e faça muitos testes antes de tentar…pra valer…alias a prova é meio cara[/quote]

É, eu sei, sou de escola pública sim, mas vou tentar amenizar isso estudando desde já, e vou fazer preparatório no ultimo ano.

[quote=Anime]Oi @Nicolasf69_,

Lute pelo seu sonho, mas não esqueça, não é a faculdade que faz o aluno, seu sucesso depende acima de tudo de você!

Boa sorte.

[/quote]

Obrigado pela motivação, estou começando a estudar C agora, pra não ficar pra trás na Universidade futuramente, também estou pensando em fazer Técnico de Redes de Computadores, e comecei hoje a fazer curso de Frances.

Não viveria feliz nessa área, sei que dá muito dinheiro, mas não curto.

Este conselho eu darei ao meu filho.
[/quote]

KK, Eu daria para meu filho (se eu tivesse um) pra ele fazer Direito, mas pra min, se ele fazer o que gosta, será de bom tamanho, que é o que estou fazendo agora.

[quote=ishiohara]Pra que investir em Medicina? Você está no caminho certo. Faça o que gosta. Muito melhor por ainda estar com 14 anos! Queria eu ter essa visão igual você tem na sua idade.

Não desanime, vai se preparando pra ITA, USP, faça bem seu ensino médio e continue estudando por fora, e fazendo seus proprios projetos, quando estiver com 18 ~ 19 anos já está com bagagem enorme e com MUITO mercado de trabalho te esperando. Isso se já não estiver com seu próprio lucro com algum projeto.

Siga em frente, lute pelo teu sonho e você está no caminho certo![/quote]

Obrigado, estou investindo muito em min.

Agradeço a todos pelos comentários, sabendo que são ótimos profissionais!

[]s

olha se você estiver pensando em entrar na área por que acha tem facilidade de aprender, lidar com coisas complicadas, saber fazer o que poucos fazem, e ser honrosamente homenageado pelos seus feitos…ou ser fodão etc…

Espere pra ver coisas que a mídia realmente não expõe, como por exemplo não “Faltam profissionais na área”…falta reconhecimento, salario, plano de carreira, beneficios, treinamentos etc…

muitos dos que desistem dos cursos, não é por que nao conseguem…mais por causa do desanimo com relação ao salario e os itens acima…, a área é como qualquer outra abaixo de engenharia, medicina, direito…

é uma área muito interessante, muitas “mágicas” que você pode fazer… mais eu diria o mesmo para a carreira de professor (exceto professor de universidade), que antigamente era uma profissão honrosa e muito valorizada, que demonstrava respeito, e hoje em dia você percebe a zona que esta nas escolas de ensino fundamental/médio.

é uma área que tem vagas que pagam bem, como em outras áreas…mais é para pessoas que realmente estam bem dispostas a ralar…

é ruim ler algo desse tipo, mais eu queria ouvir isso a 8 anos atras…(mesmo assim acho que não teria desistido da área :lol:)

Sinceramente? A área de TI está cada dia mais sucateada, são poucas empresas que pagam e te reconhecem, eu tenho a felicidade de estar em uma boa empresa hoje, com um bom RH, bons gerentes, que reconhecem o seu trabalho, mas vejo cada coisa no mercado que dá medo, e não vejo que vai melhorar, a coisa está só piorando, bons profissionais sempre estarão alocados, isso é fato, mas com qual salário? Vejo meus amigos, cada 6 meses em uma cidade diferente, cade a qualidade de vida? TI virou loucura e um leilão russo, quem vem por menos? Não vejo um futuro próspero…