Duvidas sobre MySQL com Java

Estou usando o Connector/J para poder utilizar banco de dados MySql na minha aplicação. Pergunto: Quando eu for distribuir a minha aplicação, devo mandar o Connector/J junto, ou ele já é ‘incorporado’ aos meus .class durante a compilação?

Outra coisa… O servidor MySql que eu instalei aqui tem uns 70 megas! Existe uma versão mais ‘enxuta’, menor, e com o mínimo necessário para que eu possa rodar minha aplicação, fazer consultas, atualizações, inserções, remoções, etc?

Olá,

sim, vc precisa mandar o .jar do driver JDBC do Mysql(Connector/J). Assim como com todos os outros jars que vc vier a incluir na sua aplicação.

Como JDBC é independente de SGBD, você pode inlcuir um menor. Apenas precisa tomar o cuidade de usar SQL compatível com ambos os BD(ou usar um framework de persistência q faça isto para vc).

Se o tamanho do Mysql for realmente um problema, vc pode mandar junto com a sua aplicação um BD como o HSQL, q é feito em Java e é tens uns 400kb. Se os usuários quiserem, basta instalar o Mysql e trocar a url de conexão da sua aplicação e está tudo funcionando.

Outra opção é mandar só os scripts de criação das tabelas no Mysql, para que o usuários possa usar. Tbm existe mframeworks que fazem isto para vc, como o Apache Torque.

o jar do JConnector contém pacotes com as classes q são utilizadas para conectar, executar query’s, etc no Banco portanto essas classes devem ser enviadas junto a sua aplicação na distribuição.

A versão do mais enxuta mySQL tem 48 MB descompactado:

http://www.mysql.com/downloads/mysql-4.0.html

pode explicar melhor sobre o framework de persistencia? nao sei oque é isso.

Quanto a eu ter que mandar o Connector/J junto, basta eu mandar o mysql-connector-java-3.1.0-alpha-bin.jar e por no c:\pasta do jdk\jre\lib\ext\ e está resolvido?