Duvidas sobre o modelo DAO

2 respostas
wladyband

Tenho habilidade de implementar nos meus projetos na abordagem do modelo Domain Model Repository que é bem diferente do modelo DAO, gostaria de saber qual dessas abordagens são mais recomendadas para implementações em projetos.

Eu sei que é mais usado o modelo DAO em pequenas empresas.

2 Respostas

adriano_si

Se o Repository está servindo bem a você, continue usando-o. Esqueça o “que é melhor”. Conforme você for se acostumando a desenvolver e utilizar os padrões, você mesmo vai criticá-los.

O DAO nada mais é do que uma camada de acesso aos seus objetos de dados a fim de fazer com que você encapsule essa função, não expondo detalhes de sua persistência para seus services.

Se você está trabalhando com EntityManager da JPA, ele já é praticamente um DAO pra você, de forma que criar uma camada só pra ficar chamando métodos da JPA pode se tornar totalmente desnecessário.

Todavia, você deve avaliar, pois não é incomum as vezes precisarmos chamar nativeQuerys ou mesmo procedures, mesmo de objetos da JPA. Ainda assim você pode usar JDBC. Enfim, no final das contas essa resposta de “use X ou Y” ou até “X é a melhor abrodagem” sempre vai depender do seu cenário e da solução proposta.

Já que na sua fase de aprendizado isso ainda é uma dúvida muito grande, continue usando o que está servindo bem pra você, que no caso é o Repository.

Meus 2 centavos.

Abs []

Bruno_M_Gasparotto

Já pesquisei muito a questão sobre DAO vs Repository, e descobri que isso é uma guerra onde ambos os lados estão certos.
Na minha humilde opinião, utilizar um ou outro vai do gosto do desenvolvedor.
Eu particularmente uso DAO, mesmo utilizando JPA, pois entendo o JPA como uma abstração do JDBC, e o DAO por sua vez, uma abstração da minha persistência, procuro fazer de modo que os dois coexistam, e até hoje tem funcionado muito bem, em projetos de qualquer porte.
Por outro lado, existem ótimos desenvolvedores que utilizam o Repository.

Para concluir, não se apegue à um ou outro, escolha o que você achar melhor e tente aplicar BEM, seguindo as melhores práticas do pattern.

Mais dois centavos.

Abraços.

Criado 14 de setembro de 2015
Ultima resposta 26 de set. de 2015
Respostas 2
Participantes 3