Duvidas sobre o static{...}

5 respostas
diogofribeiro
Olá pessoal, sou novo aqui no forum e também comecei agora a desenvolver em java. Bom queria saber oque é isso aqui:
static{
    int i = 5;
    //mais outros codigos   
}

Parece q se colocar desse jeito da um erro. mas bem, eu queria saber oque é isso, pois fui procurar no google sobre estatic e saia só sobre sua visualização, nein sei o nome pra isso. alguém me ajuda por favor?

5 Respostas

gomesrod

Olá,

Antes de tudo: fez bem em tentar achar no google antes de perguntar, muitas pessoas ficariam com preguiça :slight_smile:

Agora, mude sua pesquisa para java bloco estático, que é o nome desse negócio, e veja se aparece alguma coisa mais esclarecedora.

peczenyj

quando a classe é carregada pelo classloader o seu bloco estatico é executado.

é util para fazer coisas como registrar um driver ou coisa do genero sem ter que colocar xml em algum lugar…

experimente colocar um println(“oi”);

H

Tem um artigo aqui no GUJ sobre Static.

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=121

Abçs

diogofribeiro

Ohh, brigadão pessoal. esclareceu minha dúvida. valews

S

diogofribeiro:
Olá pessoal, sou novo aqui no forum e também comecei agora a desenvolver em java. Bom queria saber oque é isso aqui:

static{
    int i = 5;
    //mais outros codigos   
}

Parece q se colocar desse jeito da um erro. mas bem, eu queria saber oque é isso, pois fui procurar no google sobre estatic e saia só sobre sua visualização, nein sei o nome pra isso. alguém me ajuda por favor?

Isto é bloco de inicialização estatico, em java usas-se os blocos de inicialização estatico que podem conter alguns codigos mais complexos , para inicializar as classes ( Atenção : existi diferença entre inicializar a classe e inicializar o objecto).
Da uma pesquisa na google ou na materia de certificação oficial SCJP tem boas dicas sobre os blocos

Criado 15 de junho de 2010
Ultima resposta 15 de jun. de 2010
Respostas 5
Participantes 5