Duvidas sobre operadores de substituição (Shift Operators)

Estou estudando para a certificação de programador java 1.4, e tenho algumas duvidas sobre os operadores de substituição, segue:

• Porque eu deveria trocar os bits, qual a finalidade
  • Qual é o cenário real e atual onde eu posso aproveitar-los, se possivel exemplifique um
  • Onde eu posso achar um material mais didático sobre eles, ou seja que explique com mais clareza seu uso.

Agradeço a ajuda, obrigado.

Foi das minhas principais duvidas tb esses tais operadores de shift…
Seguinte
O pessoal aki me disse que esses operadores soa mais usados em programas mais baixo nivel tipo tratamento de linha seriais e paralelas (tipo pegasr os bits de impressora e talz)
Eu tenho um colega tb que mecheu com esses operadores quando tentava fazer a comunicação de um servidor escrito em JAVA e um cliente escrito em C++ , tem a ver com algo de little endian e big endian, akele negocio de como representar um numero binario com o bit de mais alta ordem a esquerda ou direita…
Eu tenho um material sobre esses operadores , mas soh em casa e no momento eu to no trabalho, mas assim que chegar eu te mando por mail, pode ser???

Abraços

Pode sim…

Agradeço sua ajuda, obrigado.

hivaj@ig.com.br
ou
cjunior1@ford.com

kra te mandei um bom material ai
boa sorte no exame
ps: o e-mail eh grande…

Só para tranquilizar um pouco para quem ainda vai fazer o exame, na minha prova caiu só uma questão desse tipo de operador e era ridiculamente fácil (3<<2)

Quanto a onde utilizar, qualquer coisa que tenha alguma relação com potência de 2 é um lugar em que talvez se aplique esses operadores, já que eles fazem as operações de x/2^n e x*2^n de forma mais eficiente (considerando 2^n como 2 elevado a n, e não o operador bitwise correspondente).
E potência de 2 é um assunto mais recorrente do que parece na informática. São números mágicos que vivem aparecendo por aí… :shock:

Para mais informações seria interessante dar uma olhada no seguinte tópico aqui do fórum: http://guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=1383

Ae bani
Eu vi potencia de 2 aplicada num negocio q eu nunca imaginava
Foi na disciplina de Inteligencia Artificial do meu curso…
O kra conseguiu economizar o mais espaco de uma arvore de decisões de um jogo da velha 3d (se naoo me engano era esse jogo mesmo) usando potencia de 2 num vetor…
Tipo eu olhei e falei : "Krinha nao tinha mais nada pra fazer durante o resto da vida pra pensar nisso"
Muito loco
Se eu achar aki eu posto…

Abraços

Pessoa na minha prova caiu esta mesma questão:

Só para tranquilizar um pouco para quem ainda vai fazer o exame, na minha prova caiu só uma questão desse tipo de operador e era ridiculamente fácil (3<<2)

Diz algo assim, qual das opções abaixo apresentam o mesmo valor, dentre as várias são 3*4 e 3<<2 as respostas corretas.