Duvidas sobre quais ferramentas utilizar e qual banco de dados

Bom estou começando a aprender a linguagem com o intuito de desenvolver futuramente sistemas para automação comercial, pois trabalho nessa area e gostaria de umas dicas de quais ferramentas utilizar sendo que existem varias e qual banco de dados utilizar, pois quero desenvolver um sistema bastante interativo e rapido e que possua um banco de dados robusto. Dai gostaria orientações de quem já trabalha nesta area e possui aplicações assim.

O melhor banco de dados que existe é sem duvidas Oracle. Mas ele é pago, você vai precisar de licença.
Mas para o seu caso acho que o Mysql ou o Postgree resolve. São bancos bons e robustos também.

Tópico movido para o fórum de persistência.
Por favor, leia atentamente a descrição do fórum antes de postar.

Bem, como SGBD eu sugiro o Oracle, mas como já foi dito, ele é pago. Há também outro SGBD muito bom, e gratuito, que é o Firebird. Eu sempre uso ele, e até hoje não tive problemas. Com relação à ferramentas, para gerenciar o banco de dados Firebird você pode usar o IBExpert. E com relação à automação comercial, existe um projeto muito interessante chamado ACBr (Automação Comercial Brasil) que, se não me engano, também têm sua API para Java.