Dúvidas sobre questões sobre entrevista para o cargo de programador Java

1 resposta
wladyband

Essa semana fiz uma entrevista, uma prova técnica, uma entrevista técnica e uma entrevista com o RH
e passei nas etapas provas, agora vou para a ultima etapa que é uma entrevista técnica mas refinada.

O cargo que estou concorrendo é para suporte técnico, o que se trata isso?

É o cara que recebe o problema que o Software deu e faça uma análise até mesmo no código-fonte do Sistema pra tentar descobrir o problema, o que eu não vou poder fazer é tocar no código e mandar pra produção, provavelmente vai mandar uma análise da situação que descobriu e alguém na fábrica da empresa é quem vai fazer a correção.

O que será que pode ser uma entrevista técnica mais refinada?

1 Resposta

Ruttmann

Vão te entrevistar de modo mais focado ao cargo que estão te oferecendo. O conteúdo da entrevista depende da empresa…

O suporte técnico é separado em níveis (quando se usa o ITIL pra definir isso, que é o que conheço). São geralmente 3 níveis:

Pessoal de primeiro nível geralmente só trata do sistema a nível de usuário. Ficar atendendo chamados telefônicos ou por alguma ferramenta específica pra suporte, dando orientações aos usuários, esse tipo de coisa.

O segundo nível já é um pouco mais aprofundado, trabalhando a nível de servidores mesmo, aplicando soluções de contorno e fazendo análises de problemas pra serem repassados ao terceiro nível. Aqui já tem alguma coisa de lidar com código, mas nada de programação.

Já no terceiro nível que o pessoal mexe mais com código mesmo. Chega-se a aplicar patches de correção e coisas do tipo, mas continuam sem muita autonomia pra modificar regras de negócio do sistema e coisas do tipo. Geralmente fazem análises mais aprofundadas dos problemas e geram documentação disso para que uma equipe de desenvolvimento atue na correção do problema.

Existe um certo preconceito com a área de suporte, mas posso te assegurar que - dependendo a qual tipo de sistemas que você vai prestar suporte - é um ramo bem gratificante. Sempre existe a possibilidade de propor e até mesmo desenvolver melhorias, e hoje em dia o que mais faz falta numa equipe de suporte, seja do nível que for, são pessoas dispostas a automatizar tarefas corriqueiras.

Pra te exemplificar, eu trabalho há cerca de dois anos prestando suporte a um cliente, e nesse meio tempo chegamos a um nível tão bom de conhecimento dos processos das aplicações, que conseguimos automatizar cerca de 90% do nosso trabalho. Foi bastante sofrido chegar a este nível, mas hoje a equipe de primeiro nível basicamente recebe todas as informações na cara, e só tem o trabalho de abrir um chamado. Existiam muitas rotinas de análise e comparação de dados que hoje em dia são todas automatizadas, e já começamos a implementar um esquema de abertura de chamados automatizado também.

Apesar de você ter ficado impactado com o que eu disse no outro tópico que você criou na semana passada, creio não ter mentido em nada. Meu jeito pragmático de ver as coisas acaba deixando algumas pessoas desconfortáveis mesmo e se te ofendi de algum modo, peço desculpas. Não foi minha intenção.

Criado 6 de dezembro de 2015
Ultima resposta 7 de dez. de 2015
Respostas 1
Participantes 2