Dúvidas sobre relacionamentos

Amigos,

Sou iniciante em java e estou quebrando a cabeça para começar a montar o meu primeiro sistema.

Tem como alguém m ajudar?

Comecei criando as classes:

public class Pessoas {
String nome;
String sexo;
int idade;

public class Homem {
Pessoas p1 = new Pessoas ();
p1.nome = “Paulo”;
p1.sexo = “M”;
p1.idade = 18;

Mas não estou conseguindo continuar…

Preciso criar um sistema de família onde consiga obter o grau de parentesco entre duas pessoas e os relacionamento familiares entre eles poderão ser: Pai e Mãe, Avô, Avó, etc
Todos tem os mesmos atributos mas não consigo pensar em uma maneira de atribuir um relacionamento entre eles.

Fico no aguardo do contato e muito obrigado pela ajuda.

Você sabe as relações de parentesco?
Se não, como é o meu caso eu achei este site que é interessante:
http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:NE9tLWlrSa8J:www2.grupogen.com.br/GBK/erratas/9788527712743a.pdf+parentesco+familiar&hl=pt-BR

Você pode optar por dar uma olhada em herança e em outras definições ou fazer metodo " força bruta " que é verificar a pessoa X com você e definir qual a relação: Relação está no site que te passei.

Para verificar vc pode usar a idade, se forem dados do estas nome; sexo; idade;

A idéia é a criação de uma árvore genealógica com as seguintes condições.
O problema que sou iniciante em Java como falei e não trabalhava na área estou estudando com o livro Como Programar e o Use a cabeça mas não estou conseguindo começar o trabalho… tem como me dar uma luz? Muito obrigado…

Considerando duas pessoas X e Y, o sistema deverá exibir o seu grau de parentesco, no seguinte formato:
X é de Y
X não é parente de Y

Os relacionamentos que devem existir obrigatoriamente no sistema são: pai, mãe, marido, esposa, filho, filha, avô, avó, tio, tia, sobrinho, sobrinha, neto e neta e sem parentesco.
DICA: guarde apenas as relações de pai-mãe-filho, e use-as para derivar os outros tipos de parentesco.
Casamento e Divórcio