Dúvidas sobre servidor web

Olá Pessoal,

Gostaria, se possível, que alguém do forum explicasse algumas dúvidas q eu tenho.

Existem vários manuais na internet que falam sobre como configurar o Tomcat, entretanto não deixam claro, ao meu ver, o seu conceito e a sua função.

Gostaria de saber qual a verdadeira função do tomcat?

É ele que é o responsável por disponibilizar a aplicação para ser acessada pela web?

Tomcat seria a ponte entre o navegador web(cliente) e a aplicação java que encontra-se no servidor?

Numa aplicação web multi camadas, com a interface em jsp, servlets + java beans representando a camada de negócios e mais a camada de dados, o tomcat seria o servidor de aplicação web?

E onde entra o middleware nesta história? Pelo que eu sei, middleware é uma camada de software que serve para abstrair detalhes da programação em redes. Utilizando j2ee, estamos fazendo exatamente isso, ou seja, o programador está desenvolvendo um sistema web da mesma forma que se estivesse implementando um sistema local, não se preocupando com os detalhes de rede

Desde já agradeço!
Tiago

Não duplique posts. Post duplicado: http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=27275

Post trancado.