Duvidas sobre sistema desenvolvido em Java

Ola a todos.

Sou estudante de Engenharia em Informatica (2do ano), e tenho 19 anos. Sou novo aqui, e tenho uma serie de duvidas a respeito de Java! Desde ja agradeco a quem se dispor a ler todo o topico.

Atualmente estou finalizando meu sistema de vendas completo (ou quase) em java.
Meu sistema esta dividido resumidamente em tres partes:

1- Classes de Variaveis: Contem a declaracao de variaveis e de getters e setters para armazenar informacoes que serao compartilhadas entre os formularios e as classes de funcoes que se comunicam com as tabelas da base de dados.

2- Classes de Funcoes: Contem todas as funcoes mediante metodos para realizar as diversas funcoes na base de dados… Insertar, Modificar, Eliminar, Alem de diversos tipos de Selects. (Apenas chamo procedimentos armazenados que defini anteriormente na base de dados).

3- Classes de Apresentacao: Contem todos os formularios que entrarao em contato com o cliente.

Obviamente, tambem tenho uma base de dados com todas as tabelas correspondentes e os dados.

O sistema eh um sistema de vendas normal, onde seleciono os produtos, o cliente, e emito a nota fiscal e o comprovante de pago, alem de conter uma serie de funcoes, como vendas a prazo, relatorio, cadastro de produtos, cadastro de clientes, gerador estadistico de vendas por mes, registro de vendas por data, quantidade vendida, e todos os detalhes de cada venda.

O problema vem agora: Quanto mais vou aprofundando as funcoes do sistema, mais vou me complicando. Nos primeiros testes, percebi que o sistema estava lento e tambem consumindo muita memoria RAM… (125mbs aproximadamente ao executar, esse numero vai subindo de acordo ao aumento de vendas).