Duvidas sobre tabelas

Gente pode parecer tosco pra qm sabe, mas estou com problemas com isso e quero saber:

O indice das linhas para se usar em possiveis pesquisas começa em 0 ou 1?

O indice das colunas para se usar em possiveis pesquisas começa em 0 ou 1?

Sugerem algum material sobre TableModels e JTable?

Vlw!

Os dois “coluna e linha” começa em 0 “zero”

PS. Aliais se não estou enganado tudo na programação relacionado a isso "números tals " sempre começa com 0 “zero” seja Array,Tabela etc…

vlw

humm, vlw, vou testar aki!

[quote=UMC]Os dois “coluna e linha” começa em 0 “zero”

PS. Aliais se não estou enganado tudo na programação relacionado a isso "números tals " sempre começa com 0 “zero” seja Array,Tabela etc…

vlw[/quote]

Isto ai… tudo em programação, pelo menos nas que conheço, os indexes começam em ‘0’, só a manipulação do JDBC que o index das colunas começam em ‘1’… até agora o pq disto é uma incognita pra mim… mas é assim.

pelo que me lembro, visual basic arrays e algumas outras coisas começam com 1.

as vezes pode ser bom!
mais eu prefiro começando com zero mesmo “0” !

vlw

[quote=BrunoCarlo][quote=UMC]Os dois “coluna e linha” começa em 0 “zero”

vlw[/quote]

Isto ai… tudo em programação, pelo menos nas que conheço, os indexes começam em ‘0’, só a manipulação do JDBC que o index das colunas começam em ‘1’… até agora o pq disto é uma incognita pra mim… mas é assim.[/quote]
então estou certo é isso mesmo!
já o VB como o colega disse começar com 1!
vlw

[quote=UMC][quote=BrunoCarlo][quote=UMC]Os dois “coluna e linha” começa em 0 “zero”

vlw[/quote]

Isto ai… tudo em programação, pelo menos nas que conheço, os indexes começam em ‘0’, só a manipulação do JDBC que o index das colunas começam em ‘1’… até agora o pq disto é uma incognita pra mim… mas é assim.[/quote]
então estou certo é isso mesmo!
já o VB como o colega disse começar com 1!
vlw[/quote]

Pois é, eu vi… plataforma M$…

Veja o link da minha assinatura. Ele fala bastante sobre TableModel.