Duvidas sobre Tomcat; Maven e Eclipse

Bom eu estou tentando aprender sobre esses tres itens

gostaria de saber se tem como eu criar um arquivo no java do tipo web e atraves do maven gerar um arquivo .WAR com os diretorios e com o arquivo web.xml certinho
para colocar na pasta do tomcat e rodar normalmente;

eu consigo fazer a aplicacao java web e rodar ela com o tomcat pelo eclipse mais nao intendo como isso ocorre gostaria de intender e aprender;

E gostaria de aprender como fazer o aplicativo criado no java passar para a pasta do tom cat e funcionar

creio que com o maven seja mais facio de fazer isso mais nao estou conseguindo utilizar e nao tenho nocao nenhuma pesquisei muito mais nao consegui aprender muita coisa

se alguem puder me dar algumas dicas por favor

obrigado;

Bom, explicando “por cima”, quando você usa uma ide, ela realiza os seguintes passos:
1- Você cria o projeto, dependendo da IDE, ela gera automaticamente uma estrutura de diretorios e arquivos, incluindo o web.xml.
2- Você insere os arquivos que necessita (html, jsp, jsf, servlets, css, js, etc)
3- Você compila ou a IDE faz isto e gera um arquivo .WAR
4- Ao executar o servidor (apache, glassfish, jboss, etc), o arquivo WAR é colocado na pasta raiz do servidor (webapp, no tomcat) e o servidor faz o deploy do mesmo, para permitir acesso via requsições externas
5- Você (ou a IDE) abre o browser e pela URL do projeto, acessa as telas.