Minhas dúvidas são o seguinte: Digamos que um programador crie um software muito bom e resolva tornar o código aberto. Todos poderão ter acesso e estudar o código. Digamos também que outro programador, menos consiente, estude o código, o reescreva e comercialize o software como proprietário.
1- O primeiro programador fica a ver navios. Isso é legal? É possivel roubar a idéia dele?
2- O que proteje o código publicado para continue sendo livre?
3- As licenças garantem a autoria desse primeiro programador?
4- Como reclamar a autoria se o código de segundo programdor é fechado?
5- O primeiro programador poderia patentear a sua idéia?
Então…
A pessoa que pegar este código criado pelo desenvolvedor original terá que respeitar a licença de software que ele utilizou.
Não lembro que todas as licenças são assim, mas das que me lembro é obrigatório, dado uma modificação e nova redistribuição, utilizar a mesma licença utilizada inicialmente.
Esta condição faria que a origem do software seja mantida.
Neste site tem uma apostila bem completa sobre software livre.
Dá uma olhada!
douglaskd
e se ele estudar a lógica do software, mudar de linguagem, um pouco a arquitetura e o nome do programa?
dar um “Localizar e Substituir e mudar o nome das variáveis”…
se as maiores empresas, google, microsoft e facebook, não liberam seus códigos, por que seria interessante liberar o seu?
software livre pra mim, deve ser pensado como uma jogada de marketing, nada mais.
Marcio_Nogueira
A libração do código depende em grande parte do interesse da empresa. Se esta disponibilizar o código sob a licença GPL v 3.0, então, quem criou um novo software baseado no código originalmente disponibilizado sob a GPL v3.0, terá de dar créditos ao autor original e manter este novo software como sendo um software livre.
ovidiojf
Amigos,
Pelo que entendi, nesse caso é obrigatório respeitar o licença do código original, mas não há como controlar isso.
e um programador, fora do ambiente de uma boa empresa não consegue ganhar dinheiro com software livre, uma vez que consultorias, implementações, treinamentos, etc é bastante difícil alguém sozinho conseguir, e ninguém libera o código sem uma boa vantagem.