Todo JSP é na verdade traduzido para um servlet. Porem, um servlet é uma classe puramente em Java e atua no Controller do MVC. Já a JSP está na view. Nela, podemos colocar formulários e outros conteúdos dinâmicos para interação com o usuário.
Bean são classes com alto indice de aproveitamento. São as classes de negócio, tambem conhecidas como DTO. Elas precisam ter atributos privados com a nomenclatura obedecendo a Convenção de Nomenclatura do Java, um construtor default e metodos getters e setters. O Java usa a reflexão para utilizar de recursos dessas classes de forma “automática” para o usuário.
Threads são linhas de execução. Permitem o processamento de atividades paraleas.
Bem… Tenho pouco tempo de experiencia na linguagem. Portanto, se algo estiver incorreto, gostaria que os amigos me corrigissem tb!
Obrigado
tnaires
Olá
Sem envolver conceitos de arquitetura, um servlet é simplesmente um programa java que roda em um servidor web e que é capaz de tratar requisições e enviar respostas para clientes web.
Como ele deve ( ou não ) ser utilizado, é outra história…
Esses nomes de camada não estão adequados. Bean é um conjunto de convenções que são aplicáveis às classes Java, algumas dessas convenções o colega vinny767 mencionou. Um DAO é uma classe que provê uma interface para um mecanismo de persistência, sem expor os detalhes desse mecanismo.
Geralmente, as camadas de um sistema são: apresentação, aplicação, negócios e infra-estrutura. Dividir um sistema em camadas é importante, dentre outras coisas, para agrupar classes que possuem responsabilidades em comum ( promovendo alta coesão ). Uma das conseqüências práticas é fazer com que modificações pontuais em um sistema impactem o menos possível nas outras partes do mesmo ( baixo acoplamento ).
Enfim, há muito o que estudar. Para aprender servlets + JSP, tem esse site: http://www.coreservlets.com/. Claro, além dos outros links que os colegas acima citaram.
Isso se aplica para o J2ME, java pra celular né? é a mesma coisa?
tnaires
biah.web:
Obrigadaaa!!!
Isso se aplica para o J2ME, java pra celular né? é a mesma coisa?
Não. Esses conceitos são de desenvolvimento em Java do lado do servidor. JME é uma especificação Java para desenvolvimento de aplicativos móveis ( dispositivos como celulares, PDAs, etc ). JME pode ser usado para desenvolvimento do lado do cliente.
Todo JSP é na verdade traduzido para um servlet. Porem, um servlet é uma classe puramente em Java e atua no Controller do MVC. Já a JSP está na view. Nela, podemos colocar formulários e outros conteúdos dinâmicos para interação com o usuário.
Bean são classes com alto indice de aproveitamento. São as classes de negócio, tambem conhecidas como DTO. Elas precisam ter atributos privados com a nomenclatura obedecendo a Convenção de Nomenclatura do Java, um construtor default e metodos getters e setters. O Java usa a reflexão para utilizar de recursos dessas classes de forma “automática” para o usuário.
Threads são linhas de execução. Permitem o processamento de atividades paraleas.
Bem… Tenho pouco tempo de experiencia na linguagem. Portanto, se algo estiver incorreto, gostaria que os amigos me corrigissem tb!
Obrigado
Threads dão suporte a, supostamente, emular um processamento pararelo. Mas isso nao acontece de verdade.
tnaires
biah.web,
Qual seu nível em Java? Você tem interesse em aprender e/ou trabalhar com essa tecnologia?
biah.web
Oi…
meu nivel de java é bem fraco… pq nunca entrou na minha cabeça direito.
não tenho interesse em trabalhar com isso… mais qria pelo menos entender um pouco, por isso deixei essas perguntas…
mas então… esse conceito q vcs responderam… se aplica tb no java pra celular? funciona do mesmo jeito?
pimenta
Bia, não adianta você querer aprender Servlet, JSP ou Thread sem ter uma base em Java. Só vai te fazer perder tempo e/ou subaproveitar conhecimento.
Comece estudando o que é Orientação a Objetos.
Passe para o estudo da linguagem básica em Java. Aconselho o livro “Use a Cabeça - Java” primeiro e depois o “Como programar Java” dos Deitel. O Use a Cabeça vai te dar uma base excelente com linguagem simples. O Como programar tem uma linguagem mais pesada e isso, no início, pode fazer vocÊ se cansar um pouco.
Depois disso você vai conseguir compreender melhor outros conteúdos, tais como Servlet, JSP e Thread. Os dois livros que indiquei abordam esses três conteúdos também.
Abraços,
biah.web
Eu só qria saber essas coisas q eu perguntei… rsrs…
A base q eu tenho eh fraca mais dah pra entender…
As minhas duvidas, até o momento, são só aquelas mesmo, vcs me explicando sem ser numa linguagem técnica eu vou agradecer mt…
Pleaaaseeeee…rsrsrsrsrs…
biah.web
“mas então… esse conceito q vcs responderam… se aplica tb no java pra celular? funciona do mesmo jeito certo?”
sergiotaborda
vinny767:
Me corrijam se estiver errado…
foi vc que pediu… :lol: :lol: :lol: :twisted:
Primeiro, não confunda tecnologia com modelo. O servlet pode ser qualquer uma das partes do MVC. MVC é sobre responsabilidades (modelo). Servlet é sobre tencologia.
Servlet é realmente uma classe java que faz parte da especificação da Tecnologia de Servlets.
Servlets são pequenos programas que correm no servidor. A palavra deriva de Applet. Applet corre o browser , no cliente.
então Servlet ,em analogia, corre no servidor. ( confronte com Midlet e Sriptlet )
O mais utilizado é o HTTPServlet. Este é um servlet especial para o protocolo HTTP. Ele permite interagir com clientes usando esse protocolo. O Servlet Container ( outra peça das mesma especificação) está encarregue de todas as traduções de formatos e dados entre o HTTP e a classe, simplificando muito a vida de quem usa o Servlet.
O codigo dentro de um servelt tem que ser escrito em Java. Então, se quiser escrever HTML, tem que escreve usando java ( com strings e essas coisas… ) Mas isso é chato demais.
Sim, JSP ( Java Server Pages) é a versão java do ASP ( Active Server Pages). Ou seja, são páginas html ativas. Activas significa que têm código lá dentro e o resultado depende da execução desse codigo. Elas são mais simples de usar que o Servlet quando o objetivo é criar design.
Tecnicamente o Servlet Container transforma todas as páginas .jsp para Servlets equivalentes, mas do ponto de vista do programador ele vê apenas HTML com um pedaço de java no meio ( esse pedaço é chamado scriptlet).
A tecnologia de JSP evolui para suportar TagLibs. Ou seja, não é apenas possivel escrever codigo em java, mas inventar suas proprias tags ( aqueles negocios ente < e > em um html). Mais recentementes temos as TagLets , uma forma ainda mais simples de criar tags costumizadas.
Na realidade “bean” é um termo genérico que significa qualquer objeto java que não esteja submetido a uma tecnologia em particular. Hoje em dia usa-se POJO para isso. Java Bean é um tipo especial de bean. Ele é semelhante aos controles OCX do VB6.
Ele lança e responde a eventos. É uma peça de software independente. O termo é extensivel a todos os beans que respeitem a regra da nomenclatura dos acessores e modificadores (get e set) e tenham um construtor sem parametros. DTO são beans, mas beans não são necessáriamente DTO. ( DTO é um padrão de projeto)
DAO é um padrão de projeto. Estudar padrões de projeto é um boa ideia.
Interface é um tipo do java. Os outros são Class e Enum. Interface serve para difenir as assinaturas dos métodos que fazem alguma coisa juntos.