dÚvidas thread, pegando seu status de execuÇÃo

Bom dia Pessoal,

Na minha aplicação tenho um processo Thread que executa algun procedimentos no banco de dadaos, ou seja querys, consultas ok. Tenho uma outra Thread onde fico atualziando o processo dessa Thread, onde meu processo esta no momento da execução, fiz isso com uma variavel public e minha Thread fica buscando o valor dessa variavel e atualiza meu jLabel. Agora preciso criar uma Thread que me traga o status, porcentagem de quando tempo falta para esta Thread terminar, gostaria de fazer isso para implementar em um jProgressBar, portanto eu sabendo o status da execução da minha Thread eu jogo esse valor bo progressBar, é possivel fazer isso. Segue minha Thread. Abaixo para melhor entendeu o Metodo “executar()” é meu metodo onde eu passo parametros para consulta no banco de dados, esse metodo eu coloquei na Thread, agora precisava saber em % como obter isso da Thread abaixo, assim jogo no progressBar ok. Se aguém puder me dar uma luz se é possivel ou não, abraços.

public class rodaThread extends Thread {
public void run() {
String[] valores = Principal.teste.getInstance().valores();
Principal.teste.getInstance().executar(valores[0],valores[1],valores[2]);
}
}

class atualizaStatus extends Thread{
Date hora = new Date();
public void run() {
do{
Principal.teste.getInstance().lbl_status_pos.setText(Principal.teste.getInstance().status);
}while(Principal.teste.getInstance().status != “FINAL”);

String fim_hora = hora.getHours()+":"+hora.getMinutes()+":"+hora.getSeconds();
    Principal.teste.getInstance().lbl_status_pos.setText("Relatório Gerado com Sucesso");
    Principal.teste.getInstance().lbl_status_fim.setText(fim_hora);
}

}