Dúvidas Ubuntu

22 respostas
P

Pessoal,

tem algumas semanas que estou testando o Ubuntu / Kubuntu, mas estou com algumas dúvidas.  instalei Kubuntu 6.06, Ubuntu 6.06 e Ubuntu 6.10. Se alguém puder dar dicas, agradeço...

1) Meu processador é um AMD 64, e até agora eu  tenho instalado sistemas 64. Dúvida: posso instalar um Ubuntu 32 bits?

2) Em todas as distribuições, instalei o Eclipse (baixando do site, não o que está nos repositórios) e, em todas elas, achei extremamente mais lento do que no Ruindows. É isto mesmo, ou fiz alguma bobagem?

3) Instalando o Ubuntu, cujo gerenciador é o Gnome, se eu quiser usar um programa escrito para o KDE (k3b, por exemplo), eu preciso instalar todo o KDE, ou posso simplesmente instalar o aplicativo e acessá-lo pelo Gnome? E a situação inversa (aplicativo do Gnome rodando no KDE)?

4) Minha placa de vídeo é uma NVidia FX5200. Seguindo as orientações do tutorial do Ubuntu, instalei o pacote nvidia-glx. No entanto, quando tento executar o "sudo nvidia-glx-config enable", recebo um erro (no momento não lembro qual). Este modelo não é suportado?

Agradeço as sugestões.

22 Respostas

F

Pode instalar o SO em 32 bits sem problemas. Isso é um recurso do processador e nao do Ubuntu.

<blockquote><div class="quote-author">pango:</div>2) Em todas as distribuições, instalei o Eclipse (baixando do site, não o que está nos repositórios) e, em todas elas, achei extremamente mais lento do que no Ruindows. É isto mesmo, ou fiz alguma bobagem?</blockquote>

Não é normal, qual o JVM que o Eclipse ta usando?

<blockquote><div class="quote-author">pango:</div>3) Instalando o Ubuntu, cujo gerenciador é o Gnome, se eu quiser usar um programa escrito para o KDE (k3b, por exemplo), eu preciso instalar todo o KDE, ou posso simplesmente instalar o aplicativo e acessá-lo pelo Gnome? E a situação inversa (aplicativo do Gnome rodando no KDE)?</blockquote>

Tu precisa instalar o KDE base ou algo do tipo. Se fizer a instalacao do software pelo repositorio o Ubuntu ja faz essa instalacao.

<blockquote><div class="quote-author">pango:</div>4) Minha placa de vídeo é uma NVidia FX5200. Seguindo as orientações do tutorial do Ubuntu, instalei o pacote nvidia-glx. No entanto, quando tento executar o "sudo nvidia-glx-config enable", recebo um erro (no momento não lembro qual). Este modelo não é suportado?</blockquote>

Melhor maneira de saber se um HW é suportado é vendo na lista que tem no wiki do Ubuntu. Tentei acessar aqui mas nao consegui, tenta ai ve se encontra algo.
Essa placa é muito nova? Se nao for acredito ser compativel sim.

https://wiki.ubuntu.com/

]['s

Rodrigo_Carvalho_Aul

Você está usando java que vem com o Ubuntu? Por padrão o Ubuntu usa o gij, que é uma JVM opensource muito mais lenta que a da sun. Tente instalar a JVM da sun e veja se continua achando mais lento.

Pode usar programas pra KDE no Gnome sem instalar o KDE inteiro tranquilamente. Se você instalar pelo Synaptic ele já vai instalar as dependência necessária do KDE.

[]'s

Rodrigo Auler

bleeder

Para instalar o Java da Sun no seu Ubuntu:
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_Edgy_pt#Como_instalar_Java_Development_Kit_.28JDK.29_v5.0

Com relação ao video, tenta editar o xorg.conf (/etc/X11/xorg.conf) na seção “Device”, troque “nv” por “nvidia” e restart o X (Ctrl + Alt + Backspace).
Antes de editar o xorg.conf, lembre-se: Backup!!!

Esqueci de um detalhe. Para funfar o OpenGL, adicione no final do xorg.conf:

Section “Extensions”
Option “Composite” “Disable”
EndSection

Espero ter ajudado.

P

Pessoal,

Obrigado pelas dicas. Realmente, eu estou sempre usando a JVM que vem com o Ubuntu. Na próxima instalação (a quarta, se não me engano  :D), vou instalar a JVM da Sun.
 Com relação à placa de vídeo, o guia do Ubuntu lista os modelos mais antigos, com os quais deve ser usado usado o pacote "nvidia-legacy", se não me engano. Ainda segundo o guia, para todos os outros modelos, deve ser usado o "nvidia-glx". E como a minha placa já tem cerca de dois anos, creio que estaria incluída no suporte.
 Quem tiver mais alguma dica ou sugestão...
_fs

Outros softwares bons para instalar:

• kopete: im
  • amarok: music player
  • bluefish: editor de texto mais robusto

E, só para reforçar: não instale o 64 bits. Dói.

P

Pessoal,

Instalei a versão 32 bits e funcionou beleza. [b]bleeder[/b], obrigado pelas dicas,  não coloquei a configuração do OpenGL, porque estava quebrando o servidor X.
 Fiz a troca da jvm do Ubuntu pela da Sun, e o eclipse ficou parecendo uma bala!
renatosilva

Java 6?

1112

Os repositórios do Ubuntu ainda estão com Java 5.

Luiz_Aguiar

Estou usando os repositórios do Ubuntu 7.04, e já estão disponíveis os pacotes do Java 6. :smiley:

F

Nos repositorios do Edy.

sun-java6-jdk

E era isso.

]['s

L

vo postar um pequeno how to que um amigo do forum debian posto para instalar o drive da Nvidia :slight_smile: brigadaum fernando vc é o cara :wink:

Baixando alguns arquivos

Inicie baixando os seguintes pacotes

Após isso execute os seguintes comandos

Será baixado e instalado alguns pacotes. Agora baixe o driver no site da NVIDIA.
Procure sempre a versão mais nova

Instalação

Vamos a instalação (para isso você necessita fechar o X). Execute o seguinte comando como root no diretório que você baixou o driver:

funciona no Debian
e provavelmente deve funcionar no ubuntu tb por ser debian like

qualquer coisa posta ae … abraço

renatosilva

O meu é Edgy e o Java 6 aparece!

S

Eu tô usando Edgy e só vejo o Java 5. Qual repositório tem o 6?
A instalação manual é um saco.

nbluis

A instalação manual dura 5 minutos…

L

para os parasitas aka preguicosos vo da uma ajudinha … um pequeno tutorial sobre instalação do java 6 no linux

1. Baixe o arquivo self-extracting do JDK.
    Para isso, entre em http://java.sun.com/

2. Extraia o conteúdo do arquivo para a pasta que preferir.
    Copie o arquivo baixado para o diretório que quiser extrair o conteúdo e execute-o. No meu caso:

chmod +x jdk-6-rc-linux-i586.bin

./jdk-6-rc-linux-i586.bin

aperte q para pular aquele umilhao de perguntas
Digite yes para aceitar a licença de uso e será criado após o processo uma pasta com o nome jdk1.6.0

1. Crie links simbólicos para a JVM e para o compilador:
    No meu caso, descompactei o conteúdo do arquivo em /opt/java, então:

ln -sf /opt/java/jdk1.6.0/bin/java /usr/bin/java

Para o compilador (somente JDK):

ln -sf /opt/java/jdk1.6.0/bin/javac /usr/bin/javac

1. Registre o jdk como opção padrão:
    [Não parece, mas tem dois - antes de install e de config

update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/jdk1.6.0/bin/java 1

update-alternatives --config java

Escolha a opção do JDK 6 e pronto :slight_smile:

1. Instale o plugin do JRE para seu navegador:
    Simplesmente crie um link simbólico, como a seguir:

cd /usr/lib/firefox/plugins

ln -s /opt/java/jdk1.6.0/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so

1. Teste a instalação:
    $ java -version
    java version ?1.6.0-rc?
    Java™ SE Runtime Environment (build 1.6.0-rc-b104)
    Java HotSpot™ Client VM (build 1.6.0-rc-b104, mixed mode, sharing)

Qualquer dúvida só perguntar!

quanta dificuldade em :wink:

Font: perdido is lost

1112

Nos repositorios do Edy.

sun-java6-jdk

E era isso.

]['s

Em qual repositório? Estou com o Universe e o Multiverse habilitados e neles só tem o sun-java5-jdk, plugin, etc.

A vantagem de instalar pelo repositório, em vez de instalar manualmente, são as atualizações de segurança, que rolam automaticamente.

F

Opa

Eu fiz pelo multiverse do Edgy mesmo.

Instalei sabado o Java 6.

]['s

renatosilva

Eu marquei todos os repositórios, exceto o de fontes, e marquei as atualizações também que fica em outra aba, marquei todas. Acho que algum desses é onde tem o java 6. Se não for, então deve ter sido um repositório extra debuntu.org que eu adicionei. Quem quiser adicionar também:

#echo "deb  http://repository.debuntu.org/ edgy multiverse" >> /etc/apt/sources.list

$wget http://repository.debuntu.org/GPG-Key-chantra.txt
#apt-key add GPG-Key-chantra.txt
$rm GPG-Key-chantra.txt

O resto entra no Synaptic, deve dar pra adicionar a chave por ele também em vez do shell…

Não fala besteira, preguiça é quando você deixa de fazer algo e não quando você prefere fazer a mesma coisa do modo mais fácil, porque você está cansado de ser um nerd idiota que sente TESÃO em dar comandos no shell.

renatosilva

A instalação automática dura 5 segundos :wink:

S

renato3110:

Não fala besteira, preguiça é quando você deixa de fazer algo e não quando você prefere fazer a mesma coisa do modo mais fácil, porque você está cansado de ser um nerd idiota que sente TESÃO em dar comandos no shell.

É… e eu acho que ele esqueceu de colocar no tutorial o mesmo procedimento para o jar, javadoc, appletviewer, rmic, javaws, etc, etc, etc, etc…

S

edgy-backports

http://packages.ubuntu.com/edgy-backports/devel/

R
  1. Sim, pode instalar sem problema. Estou com o 6.10 instalado no AMD64

2. Eu prefiro baixar no site do Eclipse a versão mais adequada. Não fica diferente do Windows, roda normal. O que pode estar lento é seu gerenciador de janelas.

3. Um ou outro soft pra gnome roda no KDE e ao contrário tbm, mas aconselho a utilizar apenas que foi designado para um ou outro

4. Não sei… mas pelo que vi no google parece que suporta sim.

boa sorte!

Criado 16 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 16 de fev. de 2007
Respostas 22
Participantes 12