Meu camarada,desconheço uma IDE assim para Java. One, WebLogic e Eclipse são as únicas que já andei olhando.
Quanto a sua dúvida no esquema lógico do LeilãoVirtual eu recomendo o seguinte:
1-Classes descrevendo os produtos. Hierarquicamente falando as possiblidades de herança tendem ao infinito, existe uma quantidade grande de produtos correlacionados: eletronicos-> computador-> hardware-> monitores. Observe contanto que isto é bem relativo, tendo em mente que é possível utilizar um grau menor de detalhamento e cosequentemente diminuir a quantidade de classes herdadas: produto , com seus atributos apenas.
2-Classe descrevendo o consumidor/vendedor.Esta é muito importante, atenção ao fato de que ambas derivam de Pessoa. Pessoa poderia ser utilizado ainda para definir visitantes e demais Pessoas não consumidor/vendedor.
3-Classe descrevendo como ocorre a relação entre as demais classes. Lembrete: o clássico problema de Courtois , Heymans e Parnas (são esses?) sobre o acesso de leitores e gravadores(Concurrent Control with readers and writers, estou certo sobre isso…) está presente aqui.
4-Interface com o usuário, de preferência utilizando WebForms, -Não joguem pedras em mim-, WebForms r0x.
5-Um banco como SQL Server ,Postgre, MySQL, Oracle … são muitos. Ou tente Prevayler/Bamboo.Prevalence.
Se me vier alguma boa idéia na cabeça eu posto aqui de novo.
TUDO QUE EU ESCREVI É PESSOAL, NÂO ME RESPONSABILIZO POR
NADA.
Até mais ver.