? Duvidas?

4 respostas
E

Amigos,

Estou tentando desenvolver uma Aplicação normal, tipo a que se desenvolve com Delphi, VB, Power Builder (que atualmente uso), no qual eu quero usar o browser como Front-End, e o JSP e ServLets para realizar os processos por baixo, só que os códigos que ficam entranhados dentro das páginas ficam complicados e um pouco ilegivel, principalmente para dar uma manutenção depois pq tem HTML, JAVA-SCRIPT, JSP.
Então gostaria de perguntar ai para voces ai se tem ai que já vez algo parecido e se tem uma maneira de derrepente amenizar este sofrimento toda fez que se for fazer um cadastro ou relatorio, no qual até falei com algumas pessoas e me orientaram a usar o Struct, Velocity para desenvolver na arquitetura MVC, trabalhar com FrameWorks, Design Patterns, J2EE, … :shock: :shock: :shock:
Agora não sei que caminhos tomar, será que estou no caminho certo ??

Espero que vocês possam me ajudar

Grato .

4 Respostas

Leonardo

Everton, posso dizer a você que para quem está acostumado com outras ferramentas (VB, Delphi, etc.) este momento de confusão é normal.

Mas as coisas começam a fazer sentido e se encaixar a medida que você evolui na Plataforma Java.

Começe realmente pelo básico, isto pode parecer chato, principalmente se vc quer “colocar a mão na massa”, mas este tempo vai ser recompensado depois. Use os artigos e tutoriais do GUJ, leia os bons livros de Java !

Você vai se dar bem ! :smiley:

Paulo_Silveira

bem, com certeza, voce deve comecar com o Velocity, que vai amenizar justamente os problemas que voce citou: que ta muito misturado o seu JSP, html e javascript.

Com o velocity, a logica do seu sistema nao vai ficar mais atrelado com a visualizacao e input dos dados… Da uma olhada no tutorial do Rafael Steil.

E

Bom, o J2EE entraria em algum lugar ali ?? quando e onde seria a melhor opcao de usar o J2EE ? porque estou atraz de resposta, onde não sei direito a diferença entre o J2SE e o J2EE :?: :?: , pq já tendo uma resposta deste tipo vou me concentrar no que realmente preciso…

:idea: :idea:

Bani

O J2SE contém as APIs básicas do Java. Você precisa dele para qualquer programa em Java.
Já o J2EE contém APIs mais específicas para simplificar o desenvolvimento de aplicações empresariais. A classe HttpServlet que você vai utilizar, por exemplo, é parte do J2EE. Se você abrir o arquivo j2ee.jar que fica no diretório lib da sua instalação do J2EE vai perceber que ela está lá dentro…

Criado 12 de outubro de 2002
Ultima resposta 13 de out. de 2002
Respostas 4
Participantes 4