Pessoal, tenho algumas dúvidas sobre as equipes de desenvolvimento. Trabalhei em ambiente de fábrica de software onde sempre existiu um webdesigner para montar as telas, então vamos às questões: com relação às telas do sistema, para vocês o mais comum é que vocês façam a criação das telas (utilizando o dreamweaver, por exemplo) ou existe um webdesigner que monta e passa as telas prontas para serem transformadas em jsp? A mesma pergunta para o layout do sistema como um todo… Os desenvolvedores que criam ou na equipe existem algum webdesigner?
Outra pergunta, mas agora relacionada com frameworks web: vamos supor que um projeto novo começará em breve e alguns desenvolvedores querem utilizar um outro framework web (não precisa ser web, pode ser qualquer framework) mais recente, porém eles não conhecem este framework ainda, de forma que a produtividade será afetada caso o framework seja trocado. Neste caso já aconteceu de alguma empresa realizar algum treinamento a fim de atualização dos profissionais naquele framework novo, ou então alguém criar um mock com o framework novo antes de utilizá-lo no projeto real, a fim de aprender a utilizar o framework e encontrar os problemas na utilização do mesmo antes que eles ocorram no sistema real? Pergunto pois já aconteceu comigo (e mais de uma vez) de eu ir para um projeto com um framework que eu não conhecia ainda e o cronograma do projeto foi feito com base no tempo médio que eu demorava para implementar uma tela no projeto anterior (que utilizava um framework que eu conhecia bem), e o próprio sistema final acabou sendo o “mock”, pois eu desenvolvia enquanto aprendia a utilizar o framework.
Eu pergunto isso pois tenho visto muitas empresas reclamarem sobre a falta de profissionais qualificados, porém pelo que vi até hoje nenhuma das empresas (ou quase nenhuma, dependendo das respostas) investe na atualização do profissional, que tem que estar sempre estudando e muitas vezes acaba tendo que utilizar o sistema final que está trabalhando como o “mock” que deveria ter sido feito antes de utilizar a tecnologia nova. Me corrijam se eu estiver errado…