Dúvidas

Olá pessoal, estou começando a entrar no mundo java, instalei alguns IDE: eclipse europa, netbeans , e rational 7; o rational percebi que o rational é desenvolvido em cima do eclipse, gostaria de sabe quais desses ide é mais simples de começar a trabalhar e melhor, vi que no netbeans tem 1 ferramenta query que nem no delphi, e percebi que no rational não tem, tem algum plugin para adicionar no rational?

Outra dúvida é que certa parte do códico source não da para ser alterado no netbeans, queria saber o por que?

Obrigado .

T mais pessoal.

Perguntas sobre IDE sempre geram polemica, afinal, IDE e religião cada um tem a sua…
Quanto aos plug-in`s é provável que o eclipse tenha algum é só procurar.
Só me lembro do Netbeans não permitir que você altere códigos que foram gerados automaticamente pelo Mantisse. É claro que se você (matou sua mãe) quiser fazer o mesmo código na mãoo Netbeans permite que você altere normalmente.
Resumo: se você construir na mão o netbeans permite que você altere qualquer coisa, se você usar as facilidades o netbeans só permite que você altere pelos muitos wizards.

[quote=“Evandro1979”]Perguntas sobre IDE sempre geram polemica, afinal, IDE e religião cada um tem a sua…
Quanto aos plug-in`s é provável que o eclipse tenha algum é só procurar.
Só me lembro do Netbeans não permitir que você altere códigos que foram gerados automaticamente pelo Mantisse. É claro que se você (matou sua mãe) quiser fazer o mesmo código na mãoo Netbeans permite que você altere normalmente.
Resumo: se você construir na mão o netbeans permite que você altere qualquer coisa, se você usar as facilidades o netbeans só permite que você altere pelos muitos wizards.[/quote]

Obrigado pelo esclarecimento, você tem algum site de pluguins para me passar.

Obrigado.

O principal é http://www.eclipseplugincentral.com/ mas se você colocar no google vai achar vários.

Olá…

No próprio site do Eclipse www.eclipse.org tem alguns plugins pra ele…Mas como disse o amigo acima, se você quiser um específico pra determinada coisa, tb tem um monte…é só dar uma googlada que vc acha.

IDE é uma coisa complicada mesmo, eu acredito que o Netbeans bloqueie o código para edição com medo do programador fazer caca…
Eu possuo o Netbeans e o Eclipse com o Visual Editor instalados aqui.
Quando é uma coisa muito complexa, tipo, aplicações web, serviços web e aplicações JME, eu prefiro o Netbeans pela facilidade. Você não precisa ficar dando trocentos comandos, instalando vários plugins, depois de compilando ele já gera o JAR com tudo bonitinho, coisa que se você fosse fazer no Eclipse ia dar muito trabalho.

Agora quando é aplicação desktop, remota com RMI ou sockets, eu prefiro usar o Eclipse. Ele é mais leve que o Netbeans, permite que eu tenha acesso ao código da interface que ele gera, e eu até prefiro perder um tempo fazendo cálculos para botar os objetos alinhados em tela com tamanho certo.
Acho que se você aprender um pouquinho de cada, vai ver que cada um é bom em uma determinada situação!

Abraço e seja bem vindo ao mundo do Java!

[quote=“Hericksnake”]Olá…

No próprio site do Eclipse www.eclipse.org tem alguns plugins pra ele…Mas como disse o amigo acima, se você quiser um específico pra determinada coisa, tb tem um monte…é só dar uma googlada que vc acha.

IDE é uma coisa complicada mesmo, eu acredito que o Netbeans bloqueie o código para edição com medo do programador fazer caca…
Eu possuo o Netbeans e o Eclipse com o Visual Editor instalados aqui.
Quando é uma coisa muito complexa, tipo, aplicações web, serviços web e aplicações JME, eu prefiro o Netbeans pela facilidade. Você não precisa ficar dando trocentos comandos, instalando vários plugins, depois de compilando ele já gera o JAR com tudo bonitinho, coisa que se você fosse fazer no Eclipse ia dar muito trabalho.

Agora quando é aplicação desktop, remota com RMI ou sockets, eu prefiro usar o Eclipse. Ele é mais leve que o Netbeans, permite que eu tenha acesso ao código da interface que ele gera, e eu até prefiro perder um tempo fazendo cálculos para botar os objetos alinhados em tela com tamanho certo.
Acho que se você aprender um pouquinho de cada, vai ver que cada um é bom em uma determinada situação!

Abraço e seja bem vindo ao mundo do Java![/quote]

qual editor visual você está usando , até agora so achei pagos.

Eu uso o próprio editor visual do Eclipse com os plugins e raramente o do Netbeans. Prefiro o Editor Visual do Netbeans quando é para dispositivos móveis.

Os do Eclipse trabalham com a biblioteca AWT e Swing do próprio SDK do Java, sem precisar ficar instalando outras bibliotecas. O Netbeans, tem sua própria biblioteca de componentes visuais também, mas ela é mais uma melhoria da swing em relação a organização e alinhamento dos objetos em tela.

O plugin do Eclipse, vc baixa do próprio site dele. Procure por Visual Editor(VE), pelo EMF e GEF. São 3 plugins que você precisa colocar no Eclipse para que o pacote visual funcione de boa.
Aí, quando for criar um projeto no Eclipse, na hora de criar uma classe, você escolhe Visual Class e o tipo de componente que será herdado. Ele aparece na tela como o Builder.

Já no Netbeans, se vc não está acostumado ele é meio chatinho de achar…Mas funciona de forma semelhante ao do Eclipse.
Vc deve criar uma aplicação e depois criar um novo arquivo Formulário GUI, escolhendo o componente com o qual vc quer trabalhar.Aí aparece a telinha pra vc programar e os componentes.

Esses aplicativos pagos, são uma porcaria…Peguei o Java Builder uma vez…que tristeza!!! Tem um monte de coisas prontas e que poderiam facilitar a vida na hora de programar, mas acaba que só complica…sem falar que o seu programa fica gigante, cheio de coisas desnecessárias…sem falar que o JBuilder é um saco de mexer…

Espero ter ajudado!! Abraço!