Bom To Criando um sistema mas dessa vez kero fazer um direito.
Com DAO Talz Bem organizado…
Blz eu ate agora n achei nenhum tutorial legal assim em portugues pra ler mas, fmz…
Eu ja entendi ond ficam cada coisa separando por camadas agora na hora do DAo me confundi um pkinho…
Tipo Tenho meu bean, e criei uma DAO que la ir os eskemas do banco, ai eu tenho q criar uma interface?
tipo com os metodos pra implementar nessa classe DAO?
alguem pod me dar um exemplo simples so pra ver como fica essa parte…
Bom To Criando um sistema mas dessa vez kero fazer um direito.
Com DAO Talz Bem organizado…
Blz eu ate agora n achei nenhum tutorial legal assim em portugues pra ler mas, fmz…
Eu ja entendi ond ficam cada coisa separando por camadas agora na hora do DAo me confundi um pkinho…
Tipo Tenho meu bean, e criei uma DAO que la ir os eskemas do banco, ai eu tenho q criar uma interface?
tipo com os metodos pra implementar nessa classe DAO?
alguem pod me dar um exemplo simples so pra ver como fica essa parte…
Muito OBrigado Valeu.
Isso mesmo cara. É so criar a interface, e sair implementando para todos os sgbd que voce quer utilizar, e pode criar uma factory de Dao.
Flw
rafaelglauber
Oi,
Se pesquisar vai achar material sobre DAO em português, acredito que esse padrão é um dos mais populares que existem.
Você entende que persistência representa o quê na sua aplicação? Acha que faz parte do domínio de sua aplicação? Acredito que persistência na maioria dos sistemas é infra-estrutura, ou seja, é um requisito não-funcional. Quando o cliente te pede uma funcionalidade no sistema, por exemplo: “Preciso criar pedidos de compra para alimentar meu estoque”, neste momento você sabe indiretamente que vai precisar persistir em algum lugar para depois o cliente consultar o que ele fez, persistir não faz parte do negócio dele, mas sim criar pedidos de compra. Não acredito que as classes/interfaces referênte a persistência façam parte do modelo de sua aplicação.
colored
Vixi agora vc me complico tudo q eu li, fala q classes de persistencia d dados vao na model, kkkkkkk…
Tipo sei la n custava vc ter dito ond ela ficava x)…
rafaelglauber
colored:
Vixi agora vc me complico tudo q eu li, fala q classes de persistencia d dados vao na model, kkkkkkk…
Tipo sei la n custava vc ter dito ond ela ficava x)…
Eu não disse que persistência faz parte do modelo, eu falei o contrário, acredito que a maioria dos sistema essa camada não representa o modelo do cliente, ele nem sabe que banco de dados existe. Mas já que você quer tanto um norte faz o seguinte: Cria uma package chamada persistencia e coloca suas classes lá e seja feliz.
ps. você mesmo disse acima que queria fazer as coisas direito, pensei que isso incluia entendimento dos padrões.
colored
LoL.
Mas eh o q eu kero… procura por ai no guj mesmo…
Tem varios topicos de nego falando…
Model -> Aki Vai o Bean, o DAO bla bla…
Pra mim era assim. x)
colored
Então rafael.
Vo fala aki como ta o sistema.
No Model Fico, O Bean, e a Connection Factory.
Na View Vai ficar os Forms.
Na Controller Ainda num fiz mas la fica parte de execução talz n sei explicar mas sei como eh essa parte.
E Na Pesistencia Deixei a Interface e o Dao.
Ta Muito Errado? se der pra ajuda ai Valeu x)
sergiotaborda
colored:
Então rafael.
Na Controller Ainda num fiz mas la fica parte de execução talz n sei explicar mas sei como eh essa parte.
Ta Muito Errado?
Sim. Não ha palavras para descrever o quão errado está.
Model, View e Controler são partes de uma unica camada. O seu sistema não se divide em model, view e controler.
O sistema divide-se em Apresentação, Serviços, Integração e Recursos ( dê uma olha aqui)
O DAO fica na integração. Os recursos são os arquivos e o banco de dados.
Os forms ficam na Apresentação.
MVC é uma estrutrua de objetos que ficam na mesma camada.
rafaelglauber
colored:
Então rafael.
Ta Muito Errado? se der pra ajuda ai Valeu x)
Factory é outro padrão, acho que você precisa primeiro entender o que é padrão e o que são camadas. Padrão é basicamente “uma forma de se fazer” e camadas “uma forma de agrupar coisas afins”. No modelo tem que ficar as classes que fazem parte o que o cliente realmente pediu, facilitou? Exemplo: Cliente, Fornecedor, PedidoVenda, ContaFinanceira…uma classe chamada ConnectionFactory poderia ficar numa package (não entenda package como camada, mas na prática usamos isso para “agrupar” as classes o que por sua vez em alguns sistema acaba por representar as camadas) chamada “utils”, isso é infra-estrutura e não deveria ficar no modelo. Outra coisa, as pessoas adoram criar suas packages assim “Modelo”, “Controller” e “View”, MVC não é camada, mas sim uma forma de se comunicar entre as camadas (é um padrão de projeto), suas packages não precisam ter esses nomes, é possível ter mais de uma package (mais uma vez package não é camada, mas…) que representa a camada de “dominio” de sua aplicação, mas isso já é outra história.
colored
Interessante Rafael, mas entao tem mta gente q axa q faz certo ensinando com tutoriais e esta fazendo errado,
agora ficou claro, package n eh camada kk…
Tipo o q vc me orienta estudar pra dar uma ajeitada no sistema, pq ja procurei mtas coisas, tipo sao tantos patterns q ai n sei nem qual devo escolher.
rafaelglauber
colored:
Interessante Rafael, mas entao tem mta gente q axa q faz certo ensinando com tutoriais e esta fazendo errado,
agora ficou claro, package n eh camada kk…
Tipo o q vc me orienta estudar pra dar uma ajeitada no sistema, pq ja procurei mtas coisas, tipo sao tantos patterns q ai n sei nem qual devo escolher.
Não tinha como intuito afirmar que package não é camada, mas de qualquer maneira não é. O que queria principalmente é afirmar: Padrão de projeto não é camada! Exemplo: MVC não é camada, é a forma como as classes de sua aplicação vão se comunicar. DAO não é camada, é a forma como você vai isolar seu domínio da infra-estrutura de persistência. Factory não é camada…e por ai vai.