Dynamic Hibernate

Olá pessoal.
Sou novo no fórum e preciso de umas dicas, já que meu orientador não consegue.
Bom pessoal, eu estou fazendo meu trabalho de TCC e estou querendo fazer uma ferramenta de multi conexão a banco de dados.
Essa ferramenta vai ter opção de selecionar o tipo de banco, o servidor, o nome do banco. Depois dissso ele vai pegar as informaçoes de metadata para saber as tabelas e os campos e devolver para o usuário. O usuário vai então dizer quais os dados ele vai querer dessas tabelas.
Sendo assim, até o momento eu não tenho nada de informação de nome de campo, tabela, banco, etc.
Para isso, eu preciso saber se com hibernate existe alguma forma de fazer conexão e consulta aos dados sem realmente conhecer a regra de negócio do banco de dados?

O que gostaria de saber é apenas se isso é possível e se tem alguma idéia do que pesquisar para poder implementar alguma coisa do genero?

Estou a mais de 1 semestre pesquisando e não consegui nada de interessante ainda.

Obrigado a todos e é um prazer fazer parte do fórum!

Abraços!

Acho que você não está conseguindo pq está querendo usar algo que não deveria, pelo menos na minha concepção.
Como vc quer algo dinâmico e vai se basear nos metadados das tabelas, acredito que JDBC puro seja o ideal para você.
Você vai ter mais controle do que quer fazer.

[]´s

Obrigado pela resposta davidbuzatto.
Então, na verdade eu já havia conversado com outras pessoas e também cheguei a conclusão que JDBC seria a melhor opção.
O que aconteceu foi que o cabeça de ovo do meu orientador me disse que isso seria possivel e fez eu escrever na minha proposta de TCC. Semestre seguinte ele largou a barca…

Enfim, eu acredito que o esquema vai ser um implementar com JDBC mesmo e tentar achar bons argumentos para defender que a minha proposta não é viavel.
Acredito que seja melhor do que ficar dando murro em ponta de faca.

Obrigado davidbuzatto!
Abraço!