Há alguns anos atrás eu diria sem hesitação que sim, é aconselhavel. Porém, houve a estagnação do Swing, a perda de suporte do Java no Mac e hoje já não estou tão certo assim. Alguns projetos importantes, como o SwingX, foram descontinuados.
Não houve melhorias significatias no Java 2D nas últimas versões (e eu pensei que seria fortemente impulsionado pelo JavaFX, mas essa alternativa não se verificou).
Uma outra opção, seria usar o próprio JavaFX, mas ele também não apresentou a inserção de componentes de UI que torcíamos tanto.
Em paralelo, o concorrente, o C#, apareceu com um construtor visual limpo, rápido e fácil. O framework é bem menos complicado com o Swing, e o suporte ao LINQ permite criar models para tabelas e listas muito facilmente. E com o projeto mono, tem atingido tantas plataformas quanto o próprio Java. A possibilidade de escrever código unmanaged de maneira simples (bem diferente do JNI e JNA) ainda permite escrever ferramentas mais integradas ao SO, coisa que é comum em desktop.
E, se você precisar de um número realmente grande de plataformas, ou de performance, há excelentes alternativas em C++, como o Qt.
Hoje eu não escolheria rapidamente o Java sem pelo menos cogitar essas outras alternativas.