E ai será que vale a pena?

20 respostas
D

Opa, meu nome é Douglas tenho 17 anos, sou estudante estou no segundo ano, faltam mais 2 pra faculdade de programação kkkk
eis a questão…
eu tenho um pequeno objetivo esse ano… que é me tornar um programador esse ano, melhor, estar estagiando nessa área, mais para isso eu teria que ter uma certificação correto ? que provasse que eu sei e tudo mais ( que vou aprender ainda ) o que eu sei é só um pouco sobre JOO li até a metade daquele Java use a cabeça, parei que estou trabalhando e não tenho tempo de estudar… comecei a trabalhar com o intuito de pagar esse curso

depois eu ia fazendo os outros… só que ainda assim eu não iria conseguir um estágio(de programação) não é ?

essa é minha dúvida

agora eu também preciso da opinião de vocês, acham que vale a pena fazer o curso ou estudar com bastante tempo livre por conta própria ?

agradeço ai desde já rapaziada

e… eu criei esse tópico aqui, porque não sabia onde criar

20 Respostas

maior_abandonado

eu penso que isso de estudar por conta própria é meio até habito… nem todo mundo se adequa bem a estudar por conta própria, para ser honesto eu mesmo não me dava muito bem com isso no começo, com o tempo fui melhorando quanto a isso…

eu te indicaria esse livro mesmo para você aprender mesmo alguma coisa meio básica, depois você comprar o livro do preparatório da certificação, estuda-lo, fazer alguma coisa simples (é nessa hora que mais vem duvidas, quando agente põe a mão na massa), ai estudar por esse livro de novo, fazer uns simulados e por fim a prova da certificação…

claro que fazendo curso é um caminho relativamente mais rápido (e bem mais caro) para chegar aonde você quer, a escolha é sua… aqui nesse fórum costumam indicar a caelum (não só por ser a mantenedora desse forum, parece ser muito boa mesmo) e a global code…

normalmente se começa por um estágio na área, coisa que você não precisa necessariamente da certificação para conseguir mas com ela fica bem mais fácil…

no demais boa sorte…

UMC

Seque teu caminho estude e pratique!
Acho que deve começa dentro de casa para depois ir para um curso!

vlw

D

Bom então vocês me recomendariam estudar em casa mesmo ? se eu for estudar em casa em média vou dedicar umas 4 horas só pra isso !

e eu vou terminar o “Java! Use a cabeça” depois… meu pai vai comprar um CD pra mim de umas video-aulas muito boas, muita gente recomenda… ai eu vou estudar por ele !

D

e outra… acham que se eu ficar bom, eu consigo um estágio até o fim desse ano ?
queria saber se existe a possibilidade … :roll:

UMC

DougStyle:
e outra… acham que se eu ficar bom, eu consigo um estágio até o fim desse ano ?
queria saber se existe a possibilidade … :roll:

cara eu com 6 meses de Java conseguir um estágio e do estagio estou ah 7 meses na empresa!

vlw

T

DougStyle:
Bom então vocês me recomendariam estudar em casa mesmo ? se eu for estudar em casa em média vou dedicar umas 4 horas só pra isso !

e eu vou terminar o “Java! Use a cabeça” depois… meu pai vai comprar um CD pra mim de umas video-aulas muito boas, muita gente recomenda… ai eu vou estudar por ele !

Se você está conseguindo dedicar estas 4 horas, ótimo continue assim.
Como disseram lá em cima a dúvida vem qdo a gente poe a mão na massa, mas nada
que uma procurada no google até mesmo no livro não resolva.

Vá com fé

Kenobi

Eu acho que para o start, um curso pode te dar uma visão maior das coisas, que você não conseguiria captar somente em livros, pois normalmente na primeira leitura pegamos no máximo 60% das coisas.

Com uma boa didática e um profissional experiente, você pode elevar essa taxa e transpor rapidamente esses obstáculos para partir pra outras coisas, o que não exclui você estudar por si.

Tente ambos :slight_smile:

D

mas, se eu for fazer o curso terei que trabalhar e não me restara tempo pra estudar só se eu virar um zumbi :lol:

suponhamos que eu venha a me dedicar somente estudando em casa gastando em média 4 horas por dia… se eu chegar a um conhecimento bom, estiver programando legal… acham que consigo um estágio mesmo sem ter feito curso algum ?

por isso que eu estava pensando em fazer o curso

ah e eu ainda não estou dedicando 4 horas irei dedicar se sair do meu trabalho (estágio [ não relacionado a programação rs])

Caras vocês estão me ajudando muito !

desk

Tente estudar por conta propria. Leia, pratique, tire dúvidas. Se tiver um bom conhecimento vc consegue sim.

Porém caso vc queira fazer o curso, a caelum tem cursos nos sabados tambem, vc estudaria pelos livros, praticando dia de semana e fds as coisas do curso ^^

Espero ter ajudado,

[]s

Luiz_Aguiar

Faça o curso, eu recomendo!

PS: Quando for criar um topico, use um título que já ajude saber qual é o assunto do tópico, valeu.

Marky.Vasconcelos

Bem… eu fiz exatamente o que voce quer fazer.

Estudei antes a apostila que voce falou e depois fui pra faculdade. Eu começei até mais novo.

Bem… voce terá muita experiencia quando precisar arranjar um estagio.

(Eu não consegui um estagio até hoje mas acredito que tenho capacidade para trabalhar em um)

D

UMC
você com 6 meses de Java que você disse …
mais 6 nesses 6 meses você estava em uma faculdade ou curso ? ou só em casa mesmo

LucasAdri07

Bem eu com 0,1% de experiencia em programação (0,1% porque eu coheço HTML, e também fazia alguns algoritmos em casa num programa chamado VisuaAlg) arrumei um estágio.

Minha função é suporte técnico, mais a empresa me pegou para eu aprender Java, e ajudar no sistema via web…

Estou pela apostila da Caelum, e os Livros, Java como Programar e Use a Cabeça Java!.

Quando tenho uma duvida que ja tentie resolver varias vezes, pesquisei e não achei, pergunto ao meu chefe, ou o outro programador que trabalhar aqui, ou venho até o GUJ.

UMC

DougStyle:
UMC
você com 6 meses de Java que você disse …
mais 6 nesses 6 meses você estava em uma faculdade ou curso ? ou só em casa mesmo

foram 2 meses em casa , 2 meses de curso de Java e mais 2 meses em casa e então Estágio!

Só pra lembrar que antes de Java eu já conhecia outras linguagens, isso facilitou bastante o aprendizado no Java então ganhei um curso de Java e fiz (Interessado em certificação!rsrsrs)!!

foi mais ou menos isso!hehe

Boa sorte!

:smiley:
vlw

UMC

LucasAdri07:
porque eu coheço HTML, e também fazia alguns algoritmos em casa num programa chamado VisuaAlg)

Pois é cara eu comecei com HTML, CSS, Action,Java Script e PHP!
com o VisuaAlg eu comecei a programar para desktop eu criava uns algoritmos e gerava código para Pascal e ia reproduzindo e melhorando!

vlw

D

se eu apenas estudasse em casa… vocês acham que hoje em dia as empresas também aceitam ?

UMC

cara se fosse “eu” ,te chamaria para fazer um estágio!
você mostrando serviço estaria contratado!

Acredito que tem algumas empresas que são assim!
Mais sempre é bom ter um certificação “da uma firmeza”!

vlw

D

entendo… então melhor eu fazer o curso 8)

UMC

mais se prepare dentro de casa!
não vá para um curso sem saber nada não!

vlw

D

Começo o curso amanha :slight_smile:

Criado 4 de maio de 2010
Ultima resposta 28 de mai. de 2010
Respostas 20
Participantes 9