E chega a hora de mudar

26 respostas
fzampa

bom pessoal,

muitas vezes vemos o pessoal não só aqui no guj, mas principalmente dentro de escritórios fechados e em locais de trabalho onde o acesso à informação não é muito valorizado, utilizar metodologias, linguagens, recursos… ultrapassados.

Bem, a minha maior dúvida é quando envolve uma situação como a seguinte:

O cara aprende uma tecnologia e desenvolve seus sistemas com ela.
Passado um tempo ele ve que estão chegando tecnologias novas no mercado e ve que apesar de perceber que o que é novo é muitíssimo bem falado, ele não pode perder tempo aprendendo coisa nova pq a “produção” não pode parar. E o principal: o que ele tem hoje satisfaz muitíssimo bem às suas necessidades (ao menos é o que pensa).

Estes exemplos nós vemos todos os dias… pessoas que se sentem satisfeitas com o que utilizam e pensam que não precisam de outras ferramentas.

Aí eu pergunto: como que se percebe que está na hora de trocar suas metodologias?
Quando é que se percebe que o cobol, o vb, o delphi, o java, o php, o struts, o hibernate, o webwork, bd relacional estão “saindo de moda”?

Quais argumentos podem ser utilizados para convencer a si mesmo de que é hora de mudar?

Aqui há pessoas que já passaram por várias linguagens e aqui estão justamente pq não ficaram paradas no tempo… como foi essa transação? E os sistemas legados que já estavam rodando e funcionando? Como foi alterá-los?

Obrigado e []'s.

26 Respostas

fmeyer

Minha transação para java,

fmeyer

Bem eu acho que um profissional que esta sempre lendo sabe que sua tecnologia está em queda no mercado. então como um milagre ele decide buscar alguma coisa nova … e tem os que são obrigados a buscar … UP …

Dai tem a historia … Um cara que não sabe nada de java … vai pra sun pra tirar certificação java pra aprender Java … eu acho q o caminho não eh esse … Cert. não prova que vc sabe como um todo.

Vc pode ser SCJP, mas quem garante q vc consegue desenvolver um sistema robusto com testes unitarios, metricas de software e outras cositas mais…

vou alem … conheco SCWD que não sabe implementar uma aplicação MVC …

bem voltado … (Eh q to meio revoltado com algumas coisas … hehehe), eu considero java a melhor solução pq eu conheço java. meu cliente pode achar q a melhor solução para ele é Clipper+DBF … com argumentos do tipo … “Ah … eu tinha um Logbook feito em clipper q nunca deu problema” …

Ja prestei uma consultoria aqui em SP que o sistema dos caras era desenvolvido em VBA(exel) + mysql, e atendia muito bem ate um certo nivel da empresa … quando ela foi crescendo … foram percebendo coisas do tipo … a … mas a fulana ta usando a tabela já ;;;; como eu faço !!!@#

então eu acho o seguinte … se o cara quer buscar coisas novas … java por exemplo, XP, RUP, CMM ??? Quando for falar com o Gerente/Diretor de TI leve argumentos que o convença da tecnologia e seus beneficios .

boaglio

Hoje [n]no mundo corporativo[/b] nós não temos mais aplicações independentes, tá tudo meio relacionado: a aplicação depende da rede e depende do Banco de Dados e por aí vaí.

Todos esses produtos tem suporte e as versões precisam ser atualizadas com o passar do tempo. Nem sempre a linguagem ou ferramenta acompanha essa evolução.

Já para sistemas pequenos, tanto faz uma aplicação em VB6 quanto uma em Clipper se for coisa simples, as duas vão atender da mesma maneira

mcampelo

Eu me preocuparia mais em aprender fundamentos do que aprender linguagens.

Linguagem você aprende rapidamente ou pode até mesmo consultar manuais no seu dia a dia e ainda contar com o auxílio de boas IDEs (code complete, etc).

O problema é que eu vejo muita gente por aí que apesar de “programar” em Java, VB, Delphi, [coloque aqui sua linguagem preferida], na verdade, não sabe programar, não entende de sistemas, desenvolvimento de softwares e tudo o que está envolvido em um projeto de TI.

Agora, se a sua preocupação é apenas aprender linguagens e se manter up to date, eu me guiaria em:

-Anúncios do apinfo

• Tecnologias que estão sendo utilizadas pelas empresas onde eu gostaria de trabalhar
  • Tecnologias que estão sendo utilizadas por empresas onde eu não gostaria de trabalhar mas que podem pagar um bom salário! :slight_smile:

Você citou por exemplo Struts e WebWork. Você acha que precisa conhecer os 2 a fundo? Ou se você entender (entender mesmo, não achar que sabe) o padrão MVC já não te dá condições de trabalhar com [coloque aqui seu MVC framework silver bullet da hora]?

[]'s
Marco Campêlo

fzampa

O que eu penso envolve um pouco do que o Campelo e o Boaglio falaram:

Se o que voce conhece e utiliza lhe mantém com um sistema satisfatório, vc precisa mudar?

Acho que é essa a grande pergunta… e se precisa, por onde perceber?

mcampelo

fzampa:

Se o que voce conhece e utiliza lhe mantém com um sistema satisfatório, vc precisa mudar?

Acho que é essa a grande pergunta… e se precisa, por onde perceber?

Quem define sistema satisfatório? Você ou o seu cliente? Eu vi muita gente com sistemas satisfatórios em ASP, foram ficando acomodados, de repente a onda do ASP passou, chegou Java e de uma hora para outra, os caras estavam com uma tecnologia obsoleta e sem condições de encarar um projeto em Java.

O mínimo que uma pessoa pode fazer é ficar antenada ao que está acontecendo por aí.

No meu caso, não estou mais trabalhando com desenvolvimento de software, mas como gosto do assunto e não quero ficar completamente por fora, acompanho o GUJ e leio bastante.

Apesar de não estar codificando, sei o que está acontecendo por aí e o que tem surgido de novo.

Acho que é o mínimo que um profissional pode fazer. Ter referências, saber qual o propósito de uma tecnologia e onde buscar manuais, etc.

[]'s
Marco Campêlo

p5f8

Olá fzampa,

A lá Jack… estas são as minhas opiniões a respeito das suas perguntas,

resposta da 1º pergunta: São vários os motivos, começa com o se você gostou da linguagem, passando pelo “estágio” de se você está contente com o modo como você desenvolve os softwares, até o ponto de você já ter domínio total, e estar a procura de novos desavios, também não podemos esquecer do motivo “mercado de trabalho”, ou até mesmo exigências de clientes.

resposta da 2º pergunta: quando as universidade públicas/privadas adotam outra linguagem como ferramenta de aprendizado.

resposta da 3º pergunta: Necessidade do mercado, independente se você é funcionário(CLT/PJ) ou então têm a sua empresa já constituida e reconhecida no mercado, ou então um motivo filosófico seria o de que tudo é movimento, tudo se move, tudo têm o seu início e fim. Você não é , agora, o mesmo de a 1 minuto atrás.

mcampelo

Quando uma faculdade adota outra linguagem, aí você já está mais que atrasado, pois a grande maioria das faculdades por aí estão sempre defasadas.

Gosto do que um professor falou uma vez:

Se está fácil demais, mude para algo mais difícil.
Se está difícil demais, mude para algo mais fácil.

(Isso não tinha nada a ver com tecnologia)

[]'s
Marco Campêlo

fbanin

Olha, muitas vezes a transação de uma linguagem para outra não é simples, acho que o que pesa mesmo para uma empresa em trocar a tecnologia é o tempo gasto e o custo disso !

Um exemplo, trabalhei na microsiga que tem linguagem própria… um clipão da vida… cara, aquilo atende tão bem a eles que eles nunca ficam defasados com a realidade, pois a linguagem deles tem de tudo, pode ser utilizada em Unix, Linux, Windows, Palm, WinCE, pode-se criar uma DLL com a linguagem deles, pode ser criado um Web Service e por ai vai… Agora imagine eles mudando de linguagem pq o Java esta na moda agora… inviavel…

Outro, na atual empresa tabalhamos com Fox Pro, sim, é horrível, pau a toda hora, e por ai vai… agora imagine vc pegar o ERP deles que é enorme… controla tudo que se possa imaginar em uma confecção e mudar de Fox Pro para .NET ou Java ?! Meu, o custo disso, o tempo que isso levaria torna esse projeto inviável…

Agora, compensa mudar ?! Isso que tem que ser perguntado… se está começando agora… fica mais fácil decidir qual linguagem usar, mas imagine daqui uns 5 anos a melhor de hj não será mais a melhor, ai o que vc faz ?! Apaga tudo e começa novamente do zero !? Para uma empresa isso vale a pena ?! Aqui onde trampo não… A empresa está satisfeita, os clientes satisfeitos… cabem aos programadores (eu por exemplo) se mexer e se atualizar e procurar uma empresa que trabalhe com uma tecnologia mais avançada, pq aqui sei que não sairei do Fox Pro… e quer saber, no momento estou bem satisfeito… sei que estou desafado ao mercado… mas sempre procuro aprender um pouco do que esta na moda… Já mexi no VB, VBA, Delphi, Java e por ai vai…

Thiago_Senna

Olá!

fzampa:
Aí eu pergunto: como que se percebe que está na hora de trocar suas metodologias?
Quando é que se percebe que o cobol, o vb, o delphi, o java, o php, o struts, o hibernate, o webwork, bd relacional estão “saindo de moda”?

A mudança não pára! Ela é contínua!

Quanto parece q está tudo parado e nada muda, é por que a mudança é sútil! Portanto, quando tudo parecer que está nas mil maravilhas, mexa-se!

Mantenha-se Informado. Participe de fórums e listas de discussões! Leia as revistas de java, leia revistas sobre mobilidade, leia algumas notícias sobre microsoft, leia sobre empreendorismo, leia jornal! Se informe.

Repare que neste momento tem muita coisa mudando. Muitas vezes não percebemos todas as mudanças que estao acontecendo, mas é importante identificarmos pelo menos boa parte delas!

Abraços!
Thiago

J

Caras não sou fã de tecnologia.
Quem é fã de tecnologia é nerd.
Eu quero é ganhar dinheiro.

Muita gente tira o sarro do VB do ASP.
Já conheço programadores VB que dão um banho nesses programadores java que só sabem pegar esses framewoks prontos e copiar o que todo mundo está fazendo.
Falar olha o VB não é orietado a objeto o Java é…
Um sou foda vc não é.
Por acaso java trabalha com Win API, Kernel, GDI, Handlers.
Isso é muito foda caras.
Então não é somente a tecnologia, é o profissional.
É lógica que a linguagem te dá muitas condiçoes de ter o código decente.
Mas o programador é mais importante.

Cara não me conformo em ver sistemas web com essa porrada de HTML ainda em java.
No PHP já vi tudo componentizado realmente orientado a objetos.
O programador tem que ser criativo e tentar utilizar tudo da melhor forma, explorar a ferramenta.
Não existe ferramenta 100% boa e ferramenta 100% lixo.

Eu geralmente mudo pela moda… É o que conta hoje em dia.

Já reparei isso que essas empresas que tem sistemas grandes possuem linguagem própria. Imagine se eles mudassem pela moda.

pcalcado

Como o Campelo disse. Aprenda fundamentos.

Para aprender fundamentos, você teria que parender uma ferramenta para os aplicar.

Eu pessoalmente adoraria estar trabalhando com alguma liberdade na escolha das minhas paltaformas.

fmeyer

jprogrammer:
Cara não me conformo em ver sistemas web com essa porrada de HTML ainda em java.

:shock: :shock: :shock: :shock:

jprogrammer:
No PHP já vi tudo componentizado realmente orientado a objetos.

Ah Fala serio … PHP nem é orientado a objetos direito … agora no 5.0 q introduziram conceitos um pouco mais apurados de oo …

MAS NAO É PQ tem 2 palavras reservadas … class e interface que é orientado a objetos…

J

Concordo com vc.
Se fomos anaisar a linguagem Java está disparado…
O problema é aplicabilidade da linguagem.
O php que é uma pseudo-linguagem OO já vi o pessoal programando tudo componentizado e no Java o pessoal faz aqueles copy-past.
Isso que eu quero ressaltar.
O pessoal do GUJ pode ser considerado uma minoria em relação ao pessoal que está desenvolvendo em java.
Aqui tudo bem buscar como melhorar.
Mas tem muita gente que não está nem aí.

Como tem programador VB relaxado.
Como tem programador Delphi relaxado.
Como tem programador X#$%yo relaxado.

Agora falar que é VB é lixo, ASP é lixo.
Cara o ABAP é uma meleca.
Mas o sistema que ele gera (SAP) não tem pra ninguém no mercado.
É por competencia dos programadores.

fmeyer

:arrow: VB é como uns morteiros q meu vo tnha na parede … enquanto ninguem mexe é bunitinho e não é perigoso …
:arrow: ASP é lixo … (Não to falando de ASP.nET)
:arrow: OPA … Mas qual a base DO SAP ???

J

A base do SAP é c++.

Não estou defendo essas linguagens.
Estou defendo a política do bom censo.
Depende da necessidade e como se usa.

É lógico que a possibilidade de ter um código decente em java é bem maior que em VB.
Isso sem dúvida.

Mas agora falar que o programador java é melhor que o vb.
Ou outra linguagem.
Pará…

cv1

jprogrammer:
É lógico que a possibilidade de ter um código decente em java é bem maior que em VB.
Isso sem dúvida.

Como voce provaria isso?

J

Vc tmbém cv não perde uma…
:lol:

dark.wizzard

IMO, acho que a colocação do jprogrammer não tem como comprovar… Pois isso tudo depende da competencia e da cultura (de programação) que o “tecnólogo” possui.

Abraços,

renatosilva

jprogrammer:
Isso sem dúvida.

Não posso provar, mas acho meio o contrário. Imagino o VB como um prego, um martelo e um serrote, que você pode usar para fazer cadeiras por exemplo, mas não coisas muito complexas. Já o java eu vejo como vários tipos de pregos, martelos, serrrotes, parafusos, britadeiras, liquidificadores, margarinas e tudo mais. Agora tente fazer alguma coisa legal sem usar margarina como combustível de foguete, nem britadeira para rasgar papel, nem outra coisa do tipo.

Ou seja, devido ao Java ser mais complexo (pois serve a necessidades mais complexas certo?) é mais fácil se perder ou fazer coisas esquisitas quando não se tem um bom domínio da coisa. Acho o VB mais difícil de fazer besteira por suas simplicidade ou limitações. Como o Java te dá mais possibilidades fica mais fácil se perder.

No entanto, uma coisa que conta muito mais do que se o VB é assim e o Java é assado, é uma coisa que fica entre a cadeira e o teclado. Essa coisa pode ser limpinho ou porquinho, no VB ou no Java (adicionado: sendo que o Java ajuda um pouquinho mais)

cv1

“Nao perco uma” pq vc tem feito uma serie de afirmacoes infundadas (nao que estejam incorretas - vc so nao da a menor base fatual a elas) em diversos outros topicos relacionados. Aliando isso a sua falta de credenciais, anonimidade e historico aqui no GUJ, a unica conclusao que eu posso chegar eh a de que vc simplesmente nao sabe do que esta falando, mas mesmo assim quer aparecer. Estou errado?

J

Foi só uma brincadeira…
Vc realmente me pegou no pulo.

Não tenho como provar isso que eu disse…

Isso aqui diz tudo:

Thiago_Senna

Jprogrammer… tem uma mensagem que vc escreveu acima que colocou meu nome no quote! Mas não fui eu quem escreveu a mensagem… foi outra pessoa!!!

mcampelo

– Momento Off –

Programar componentizado não quer dizer programar OO. Cansei de programar componentizado utilizando ASP, Cold Fusion, Perl … Até em Shell Script! :slight_smile: E garanto que aquilo não tinha nem cheiro de OO!

– Momento Off –

[]'s
Marco Campêlo

Daniel_Quirino_Olive

Directing versus Enabling!

wandersonxs

Dou manutenção direta em sistemas VB as uns 5 anos e afirmo o linguagem do kct, uma bosta!!! Meu não adianta, antes de programar em Java só fazia merda e pegava merda de sistemas para dar manutenção é muito horrível. Ainda cuido de um sistema em VB.
Meu é louco, vc altera uma merda de variável e precisa testar o sistema inteirinho… sem contar com as porcarias de controles ActiveX de terceiros q dão pau por si só… meu só por DEUS.

PHP é fácil, utilizo para fazer protótipos e mostrar para usuários, apesar de não ser totalmente orientada a objetos, dá para fazer bons sistemas dependendo do programador.

Criado 12 de maio de 2005
Ultima resposta 15 de mai. de 2005
Respostas 26
Participantes 14