Quando comecei a estudar java tinham alguns bons motivos que me levaram a isso. Alguns deles foram Portabilidade, Totalmente OO, A maioria dos frameworks (senão todos) não custam 1 centavo e a comunidade é gigante e receptiva.
O problema é que tinha muita quantidade de siglas e funcionalidades. JSP, Struts, Hibernate, JDBC, MVC, CVS, etc,etc,etc,etc…
Que dicas vocês poderiam dar pra quem está iniciando ?
Depois que você estiver se sentindo confortável com a linguagem e o J2SE, não vai ter problemas de passar pro J2EE, mas não meta os pés pelas mãos, tenha paciência que você chega lá fácil fácil :mrgreen:
Basicamente 10 passos iniciais:
1 -Aprenda Java.
2 - Aprenda OO.
3 - Aprenda Java.
4 - Aprenda OO.
5 - Aprenda a usar a documentação.
6 - Esqueça esse monte de siglas no inicio.
7 -Aprenda Java.
8 - Aprenda OO.
9 - Frequente todos os foruns possiveis e tente entender bem as respostas.
10 - Tente responder algumas duvidas quando achar que pode, isso faz vc aprender bastante…
Baixei todo o Java Tutorial da Sun. E estou indo tópico por tópico. Mas como aqui no trabalho eu desenvolvo alguns sistemas em ASP + MSSQL, eu me interessei no JSP. Porém tenho apanhado bastante só pra instalar o Tomcat e usar o ISS 5 integrado. Até hoje não consegui.
Bom, vou focar no J2SE então, pra poder fazer a prova. Depois avanço calmamente até o J2EE … com determinação eu consigo
Só uma questão: O que é esse tal de Ant builder ? Vocês recomendam o Netbeans ? Gostei bastante da interface…
abraços,
[/quote]
Olha, quando você estiver bom mesmo na linguagem, aprender Servlets e JSPs vai ser besteira, principalmente se você pegar esse livro aqui:
[quote=Maurício Linhares]
Olha, quando você estiver bom mesmo na linguagem, aprender Servlets e JSPs vai ser besteira, principalmente se você pegar esse livro aqui:
Obrigado pela força ! Mas o que você define por “bom mesmo” ? Como saberei se estou bom mesmo ? Quais tópicos preciso dominar para chegar a esse status ? Estou pensando em primeiro dominar estes tópicos:
Cara,antes de querer sabe bem sobre java.Estuda bem sobre Orientaçãoa Objeto.Também se atrele bem aos detalhes do java.Tente não deixar nada p traz.E principalmente vá devagar.N tente abraçar tudo.Vc vai se machucar…Eu até hoje tenho dúvidas básicas pq precisei abraçar tudo de uma vez.Daí alguns detalhes bobos fui ver só mais p frente.
[quote=bmentges][quote=Maurício Linhares]
Obrigado pela força ! Mas o que você define por “bom mesmo” ? Como saberei se estou bom mesmo ? Quais tópicos preciso dominar para chegar a esse status ? Estou pensando em primeiro dominar estes tópicos:
Variáveis e Objetos
Classes
Herança
Swing e AWT
IO
Acesso a Banco de Dados
Threads
Tem mais alguma coisa pra ser bom mesmo ?
Abraços, [/quote]
Como o Maurício Linhares disse, Swing e AWT não é tão importante!
Detalhes como Threads podem ser vistos mais frente, e IO também!
Agora, só um palpite!
Encapsulamento
Herança
Polimorfismo
Esses três eu indico vc aprender bém! Mas bém mesmo! Afinal é esses três assuntos q a programação OO tem de diferencial em comparação com a programação estruturada!!!
Cara isso de não saber muito bem por onde começar foi discutido na Java Magazine nº 23. Eu recomendo dar uma lida na revista o assunto esta muito bem abordado e ajuda muito. Lah vc vai encontrar o “caminho das pedras”… :mrgreen:
[]´s
ps: no site eles vendem os nºs antigos da revista
www.javamagazine.com.br
comecei java há 2 meses e pouco, minha primeira linguagem, eu entendia como USAR pcs, não sacava nada de programacao, e diria que mesmo com esse pouco tempo e um pouco de esforço e de debugging ja consigo fazer muita coisa, nada muito complexo, mas diria que estou muito bem!
Até manipulação de imagens eu to conseguindo fazer (meu foco principal atualmente), há 3 meses eu não entendia nada de java ou OO ou programação ou processamento de imagens, mas paciência e estudo me levaram uns passos a frente.
E o melhor de tudo… putz! eh mto bom estudar algo q vc realmente gosta de fazer! Sem falar na porção de gente que eu to conhecendo estudando isso, imagino quando minha universidade começar!
É como aprender a falar, você começa imitando umas palavras soltas q não são exatamente o que você queria dizer, mas te servem naquele momento, mas ai vc descobre os verbos e se atrapalha com eles, mas logo você vai estar conjugando td… e sempre vão haver palavras que você não entende, mas você sempre pode ter um dicionário (a api) pra olhar e aprender algo novo…
Em 1996 eu estava com dificuldades para aprender Java. Achava complicado e pouco intuitivo. Muitas APIs, muita receita de bolo pra decorar, etc.
Já tinha jogado alguns livros de Java no lixo, pois eles apenas reproduziam a syntaxe da linguagem sem explicar nada.
Daí por indicação de um amigo, comprei um livro, de capa feia, não muito grosso, com uma mala na capa, que de cara me fez pensar. Será que isso é bom mesmo?
Os outros que eu tinha comprado eram grossos, coloridos e tinham uma capa bonita e chamativa.
Comecei a ler o livro e não parei mais. Tudo fazia sentido ali.
Em duas semanas virei um programador Java e comecei a fazer um monte de programas malucos que usavam sockets para se comunicar pela rede. Aquilo em 1996 era meio sobrenatural, e para algumas pessoas ainda é até hoje. Mas com Java o sobrenatural se tornava fácil bastando usar as classes poderosas que vinham com a linguagem.
Esse livro já está segunda ou terceira edição, e usei ele durante muito tempo como livro de cabeceira. Devo ter lido cada capítulo ali umas 3 vezes.
O nome do livro é: “Learning Java” da O’Reilly. Mas na primeira edição se chamava Exploring Java, pois java tinha acabado de surgir.
Leia esse livro de cabo a rabo, de uma vez só. Depois que acabar comece novamente, mas dessa fez pensando em cada frase que está escrita ali. E comece a programar como louco, pois programação só se aprende programando.
Acho que vou dar uma lida nesse livro de novo, pra aprender direito 1.5. Saiu a terceira edição !!! :shock:
<editado>
Achei na amazon:
Publicação: 1 de Maio de 1996
[quote=bmentges][quote=Kleber Santos]estuda primeiro as api s do j2se no site da SUN www.java.sun.com
depois adote um modelo pattern.
No comeco é dificil, depois vc vai ver q é facil…[/quote]
O que é um modelo pattern ?
abraços,[/quote]
o design patterns são padrões de desenho(está para um analista que o comum é Unified Modeling Language) você rascunha seu sistema num papel projetando e servindo como um guia para futuras modificações
[quote=farribeiro]
o design patterns são padrões de desenho(está para um analista que o comum é Unified Modeling Language) você rascunha seu sistema num papel projetando e servindo como um guia para futuras modificações[/quote]